Cozinha Funcional

A preocupação da cozinha funcional é com a saúde de cada indivíduo e também com o sabor dos pratos.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Com tantas informações obtidas dos meios de comunicação, todos sabemos que “somos o que comemos”, não é mesmo? Dessa forma, quando você come um delicioso sanduíche com hambúrguer, queijo e bacon, sabe que, além de muito sabor, está ingerindo gorduras e sódio em excesso, certo? Essa é a cozinha tradicional, em que o importante é o paladar. Atualmente, surgiu a cozinha funcional, que parte do princípio de que, antes de tudo, o alimento deve ser saudável, de acordo com cada organismo, mas sem deixar de ser saboroso. Se você pretende ser uma pessoa livre de doenças, conheça melhor a cozinha funcional e entre nessa onda:

cozinha-funcional

O Que é Cozinha Funcional?

Para preparar os alimentos, o cozinheiro funcional leva em conta a individualidade de cada pessoa, ou seja, seu sexo, seu estado de saúde, seu estilo de vida, suas alergias e intolerâncias. Com isso, ele poderá escolher os alimentos adequados para formar um prato apetitoso e saudável individualmente. Dessa forma, possíveis problemas de saúde que poderiam ser gerados pela ingestão de alimentos inadequados são evitados, dando mais qualidade de vida e bem estar para quem se alimenta dessa cozinha. Exemplos típicos de restrição alimentar são apresentados pelos intolerantes à lactose, pelos vegetarianos, pelos veganos, pelos alérgicos ao glúten, pelos diabéticos, pelos hipertensos entre outros. Assim, os alimentos dedicados a eles que, antes eram sem sabor e feios, hoje são lindos e super apetitosos por causa da substituição de ingredientes.

O Que São Alimentos Funcionais

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os ingredientes ou alimentos funcionais possuem funções não apenas nutricionais, como também preventivas ou de redução de riscos de problemas de saúde, principalmente as doenças crônicas, autoimunes, problemas cardiovasculares, diabetes e alergias. Além disso, quando consumidos com frequência e participando de uma dieta equilibrada e saudável, aumentam a imunidade do organismo e podem trazer mais saúde e vitalidade. Para tanto, tais alimentos devem, preferencialmente, ser cultivados sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, pois eles retirariam os seus principais nutrientes e os “sujaria” com a sua química maléfica.

Que Benefícios a Cozinha Funcional Traz?

Quando os alimentos funcionais são consumidos com regularidades e dentro de uma dieta saudável, podem trazer inúmeros benefícios. Se você já possui uma doença, como o diabetes, por exemplo, e passa a se alimentar de ervas ou frutas que aumentem a produção de insulina todos os dias, é possível que os seus níveis glicêmicos reduzam em algumas semanas. Isso porque cada alimento tem uma determinada função no nosso organismo, fortalecendo-o e protegendo-o de várias doenças. Ou seja, a cozinha funcional serve tanto para prevenir como para tratar a doença ou até fazer com que o seu quadro melhore drasticamente. Vale a pena investir nela.

Quais São os Alimentos Funcionais

Os principais alimentos funcionais são as verduras, os legumes, as frutas, as oleaginosas, os brotos, as ervas e os óleos. No entanto, para saber para que serve cada um, você terá que fazer uma pesquisa minuciosa em livros ou na internet, onde qualquer informação pode ser encontrada. Entretanto, nunca deixe de ingerir os seus medicamentos sem consultar o seu médico, afinal, a cozinha funcional deve servir como um tratamento paralelo.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






Comente!




*Campos obrigatórios