Cortisol

Saiba o que fazer para diminuir o nível de cortisol

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

O cortisol é um hormônio esteroide secretado pelas glândulas suprarrenais e intimamente ligado ao sistema emocional. Por ter seus níveis aumentados após estresse físico ou emocional, é frequentemente chamado de “hormônio do stress”. Realiza diversas funções no corpo estando envolvido no metabolismo da glicose, em ações anti-inflamatórias e nas respostas imunes.

cortisol influencia no emagrecimento

Por Que Controlar o Cortisol É Importante

O cortisol é responsável por regular a função cardiovascular, a pressão sanguínea e o uso de gorduras, carboidratos e proteínas. De acordo com os níveis de estresse de um indivíduo torna-se necessária a indicação de uma avaliação sendo solicitado o exame do cortisol. Esse também detecta possíveis alergias ou inflamações.

Este hormônio também é responsável pelo crescimento da barriga em alguns casos. Este processo se dá em função da consequência de um ataque de estresse. Normalmente, surgem desejos de consumo de alimentos doces e mais gordurosos, o que influencia no processo de ganho de peso.

Os níveis de cortisol no organismo interferem no aumento de peso ou depressão. Esses níveis são medidos através de exames de cortisol plasmático ou urinário.

Quando se encontra baixa a produção de serotonina (hormônio ligado ao prazer e ao bem estar) ocorre o cortisol baixo. Neste caso, podem acontecer os seguintes sintomas: Desejo repentino de consumo de doces, fadiga, fraqueza, cansaço e depressão.

Já o aumento do cortisol tem diversas causas sendo considerada a mais comum o estresse. No caso do condicionamento físico, ele é maléfico para quem deseja ganhar músculos tendo como consequências: aumento de peso, perda de massa muscular, diminuição da testosterona, lapsos de memória e aumento das chances de osteoporose. Já uma produção muito grande de cortisol pode causar cicatrização lenta, sono perturbado e desequilíbrios no açúcar do sangue.

A incorporação de certos alimentos na dieta pode ajudar a baixar os níveis de cortisol no organismo.

salmão em posta

Dicas práticas para baixar os níveis de cortisol

A alimentação correta e a prática de exercícios ainda é o melhor tratamento para se manter os níveis de cortisol. Eles variam de acordo com a sensação de bem estar e de prazer (serotonina).

Abaixo, algumas dicas para baixar os níveis de cortisol:

  • Chocolate amargo diminui os níveis de cortisol. Esta é uma opção no mínimo prazerosa de baixar os níveis deste hormônio e evitar seus sintomas maléficos.
  • Também foram constados resultados de baixa do cortisol mediante o uso do DHA (ácido docosa-hexaenóicoomega-3). Este ácido é encontrado em alimentos como ovos nozes, salmão, atum e arenque.
  • Existem relatos de que também os alimentos ricos em vitamina C, são eficazes no processo de baixa do cortisol. Esta vitamina é encontrada em abundância em alimentos como: frutas cítricas (limão, laranja, mexerica), melancia e legumes como brócolis e pimentão.
  • Inhame é considerado um auxiliar neste tratamento.
  • Evitar o uso de cafeína.

Suplementos como cromo e  ajudam neste processo de baixa de cortisol.

E finalmente, treinar moderadamente, dormir bem e se esforçar para não estressar facilmente.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



3 comentários

  1. Anônimo

    Ai no meu caso o que me apurrinhava era a dor lombar, passei por barras bem dif

  2. Dora

    Muito interessante o comentário. Mas minha reclamação são essas dores. Quando tive uma crise de dores nas costas, o médico me falou desse colchão terapêutico . Alguém aqui conhece? Parece que ajuda até insonia.

  3. Anônimo

    o strees causa gases que comprime os nervos das costas , e as dores são insuportaveis, o que eu faço é tomo benerva ou maracujina, para diminuir o strees, tomo um remédio anti gases, dimeticona ou luftal, coloco uma cinta para comprimir a coluna , faço massagem no abdomen pois é dele que vem os gases e um relaxante muscular, a dor sai rápido.

Comente!




*Campos obrigatórios