Como Pular Corda

Além de ser muito divertido, pular corda queima muitas calorias e ainda traz inúmeros benefícios à sua saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

Todos sabem que, para perder peso, é preciso aliar uma alimentação equilibrada a atividades físicas, certo? Porém, muitas pessoas acabam desistindo da segunda imposição porque acham chato praticar exercícios físicos. Por isso, é preciso encontrar uma atividade que seja divertida e rápida como a corda. Parece coisa de criança? Pois é, essa brincadeira divertida faz você perder até 750 calorias em apenas 1 hora de exercício. Portanto, saiba como pular corda e divirta-se!

Equipamentos

Em primeiro lugar, logicamente, é necessário comprar a sua corda. O comprimento dela deve ser proporcional à sua altura, ou o esporte poderá prejudicar a sua saúde. Sendo assim, atente-se à tabela abaixo para saber o comprimento de corda ideal para você:

ALTURA COMPRIMENTO DA CORDA
Até 1,5 m 2,45 m
Entre 1,5 m e 1,80 m 2,65 m
Acima de 1,80 m 2,85 m

Além da corda, atente-se aos seus tênis, que devem ser bastante confortáveis a fim de absorverem o impacto com sucesso, pois a sua coluna e os seus joelhos agradecerão por esses acessórios. Quanto às roupas, não há segredo: devem ser leves e confortáveis.

Benefícios à Saúde

Além de contribuir para a queima de calorias, pular corda traz inúmeros benefícios à sua saúde. São eles: desenvolvimento da coordenação motora, aumento da resistência cardiovascular e melhora da força das pernas e dos pés.

Como pular corda?

Quanto à sua silhueta, ficará muito mais fina e com as pernas e braços bem torneados.

Contra Indicações

Pular corda pode ser perigoso para pessoas com problemas nos joelhos, com hipertensão ou problema cardiovascular e para quem esteja com o peso muito acima do recomendado. Entretanto, sempre é importante consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Modo Correto de Pular Corda

Para pular corda sem correr riscos de ficar com dores na coluna, nos joelhos ou nos pés, você precisa ter em mente algumas recomendações:

  • Fique com a coluna ereta;
  • Tente jogar o menor peso possível sobre os joelhos e os pés; e
  • Hidrate-se bastante durante o exercício.

Como Pular Corda para Perder Peso

E para perder peso pulando corda, siga o roteiro indicado abaixo:

Pular corda para emagrecer

  • Para começar, ainda parada, junte as pontas da corda e gire-a para o lado direito no chão e, em seguida, para o lado esquerdo, formando uma espécie de “8” na horizontal;
  • Comece a pular corda normalmente, na velocidade média, ficando nesse exercício por aproximadamente 2 minutos;
  • Salte com uma perna só, mantendo a outra em 90º, durante 1 minuto. Depois, troque de perna até completar mais 1 minuto;
  • Pule corda trocando os pés como se estivesse dando chutinhos para a frente, levantando levemente os pés. Pratique o exercício por 2 minutos.
  • Salte abrindo e fechando as pernas. Quando a corda passar por baixo dos seus pés, abra as pernas e, quando passar novamente, feche-as até completar 2 minutos.

Repita esse circuito até completar pelo menos 20 minutos, tempo o suficiente para queimar algumas calorias, contanto que a atividade seja realizada diariamente. Se preferir, faça 1 hora de exercícios, intercalando a corda com outra atividade aeróbica como bicicleta ou caminhada.

Confira este vídeo com mais informações para pular corda e emagrecer!

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