Como Melhorar a Alimentação

Veja dicas simples para deixar sua alimentação balanceada

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

A alimentação é fundamental para a saúde e qualidade de vida, e com dicas práticas é possível melhorar a mesma, por exemplo, cortando refinados do cardápio, em substituição para versões mais saudáveis, com ansiedade controlada e sensação de saciedade.

frutas

Trocas Interessantes

A dica importante é alimentação a cada 3 horas, e em casos de rotina cheia, o ideal é carregar frutas picadas em bolsa térmica, bolacha integral com pouca quantidade de gorduras e açúcares, ou barra de cereal.

Para intervalos entre refeições principais, opte por lanche natural com pão integral, ricota ou cottage, e peito de peru ou frango. Assim é mais fácil que no jantar não aconteça deslizes. Adoçar a bebida com mel é recomendado, mas sem exageros, use somente uma colher de chá de mel.

A preferência deve ser por preparos que contenham farinhas integrais, como cookies, bolos, pães, biscoitos e massas, de igual sabor e mais saudável. Para a sobremesa, é importante dispensar o pudim e substituir pela fruta.

A salada de frutas pode ser incrementada com cereais integrais, como farelo de trigo, quinoa, amaranto, aveia ou centeio. Investir em oleaginosas é outra dica, como castanhas e nozes, e ainda frutas secas como damasco e ameixa.

Alimentação Balanceada

É importante comer de tudo, não há itens proibidos, com exceção da necessidade de dieta restritiva, em caso de diabete ou doença celíaca, por exemplo. A alimentação baseada somente em salada, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é método saudável. O prato colorido composto por uma parte de carboidrato de lenta absorção, como alimentos integrais, uma de proteína e uma de saladas coloridas ricas em fibras é a solução mais saudável.

salada

As frutas são muito recomendadas para comer de forma saudável, o consumo ideal é de 3 a 5 porções de frutas diariamente. As melhores fontes de fibras, vitaminas e minerais são melancia, tangerina, maçã, laranja, e outras. Assim o funcionamento do intestino é auxiliado, e o metabolismo ativo, até em intervalos entre refeições.

Mais uma dica importante é consumo de alimentos fontes de antioxidantes, já que substâncias antioxidantes são responsáveis pelo bloqueio da ação dos radicais livres pelo organismo, com prevenção da oxidação das células.

Estes elementos são capazes de prevenir surgimento de tumores, doenças e envelhecimento precoce. Os itens de cores fortes como romã, cenoura, tomate, goiaba, a manga, açaí, abóbora, uva, as folhas verdes, berinjela, o brócolis, e legumes são ricos em antioxidantes.

A hidratação é fundamental para melhorar a alimentação, com ao menos 2 litros de água ingeridos diariamente, equivalendo a cerca de 8 copos de água. A mesma auxilia em hidratar a pele, e é importante meio de transporte para algumas vitaminas hidrossolúveis como vitamina C, B1, B2, B6 e B12; é fundamental para disposição do corpo pelo dia inteiro.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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