Como Medir Gordura Corporal Em Casa

Para evitar problemas na saúde causados pelo excesso de peso e gordura abdominal, aprenda como calcular a gordura corporal em casa.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Esse método que buscamos para que você mesmo faça a aferição da gordura corporal em casa é bem simples e não dispensa acompanhamento profissional mais detalhado para melhores resultados. Esse teste te ajuda a ter uma noção bem superficial e fazer com que você trace seus objetivos quanto a quantidade de peso que visa perder, de acordo com a sua necessidade, seja para uma melhora no visual e até mesmo para melhorar a própria saúde. Veja como é simples e rápido medir a gordura corporal em casa:

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IMC (Índice de Massa Corporal)

Vamos então utilizar medidas simples como o Índice de Massa Corporal (IMC), o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), de acordo com as circunferências de cintura/quadril e abdômen pode determinar se o risco de ataque cardíaco e arterial está diminuindo com a prática constante de exercícios físicos.

Calcular os índices de gordura através do método do IMC, Índice de Massa Corporal, por exemplo, tem lá suas críticas, pois como leva em conta o peso do corpo, nem sempre uma pessoa pesada tem a mesma quantidade de gordura que outra, mesmo que essa outra seja visivelmente gordinha. Uma pessoa pode ser pesada e não gorda, por ter muita passa muscular que pesa bastante, defendem os idealizadores e adeptos do IAC, porque para seu cálculo, não é considerado o peso corporal, e por isso sustentam que é mais preciso.

Calculando o IAC

Meça o quadril em primeiro lugar, com uma fita métrica envolvendo o quadril no ponto mais saliente das nádegas. E a fórmula matemática é: Quadril divido pela sua altura multiplicada com raiz quadrada da sua altura, subtraindo por 18. Assim: IAC = [Quadril/(altura x √altura)] – 18. Encontrado o IAC, veja seu posicionamento na tabela abaixo:

Normal                Sobrepeso         Obesidade

Homens              Entre 8 e 20        Entre 21 e 25     Acima de 26

Mulheres            Entre 21 a 32      Entre 33 e 38     Acima de 39

Calculando o IMC

Temos também o IMC, que o Índice de Massa Corporal, que é o método mais difundido e utilizado para aferir a obesidade em populações. Vem sendo criticado por levar em consideração o peso corporal, aí fica a seu critério e de seu nutricionista ou médico para lhe orientar qual seja o mais apropriado ao seu caso. O IMC é encontrado quando divide seu pelo quadrado da sua altura, assim: IMC = seu peso(Kg)/altura², e o resultado você confere na tabela abaixo:

  • Normal – Entre 18,5 e 24,9 kg/m²
  • Sobrepeso – Entre 25 e 29,9 kg/m²
  • Obesidade – Acima de 30 kg/m²

Conclusão

Todas essas avaliações você pode fazer uma prévia de uma deita, estabelecer metas, reeducar alimentação e, principalmente, dimensionar os seus exercícios. É importante fazer esses acompanhamentos para ter melhores resultados. E nunca se esqueça do Perímetro do Abdômen, com 102 cm para homens e de 88 cm para mulheres, quem estive acima desses valores, costumam ter mais probabilidade de terem mais problemas de saúde em decorrência da obesidade, especialmente problemas cardíacos. Por isso, mãos à obra! Vamos diminuir essas medidas, comece com um pouco de exercícios como caminhadas para melhorar suas medidas, eliminar as chances de ter problemas futuros.







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