Como Medir Gordura Corporal Em Casa

Para evitar problemas na saúde causados pelo excesso de peso e gordura abdominal, aprenda como calcular a gordura corporal em casa.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Esse método que buscamos para que você mesmo faça a aferição da gordura corporal em casa é bem simples e não dispensa acompanhamento profissional mais detalhado para melhores resultados. Esse teste te ajuda a ter uma noção bem superficial e fazer com que você trace seus objetivos quanto a quantidade de peso que visa perder, de acordo com a sua necessidade, seja para uma melhora no visual e até mesmo para melhorar a própria saúde. Veja como é simples e rápido medir a gordura corporal em casa:

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IMC (Índice de Massa Corporal)

Vamos então utilizar medidas simples como o Índice de Massa Corporal (IMC), o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), de acordo com as circunferências de cintura/quadril e abdômen pode determinar se o risco de ataque cardíaco e arterial está diminuindo com a prática constante de exercícios físicos.

Calcular os índices de gordura através do método do IMC, Índice de Massa Corporal, por exemplo, tem lá suas críticas, pois como leva em conta o peso do corpo, nem sempre uma pessoa pesada tem a mesma quantidade de gordura que outra, mesmo que essa outra seja visivelmente gordinha. Uma pessoa pode ser pesada e não gorda, por ter muita passa muscular que pesa bastante, defendem os idealizadores e adeptos do IAC, porque para seu cálculo, não é considerado o peso corporal, e por isso sustentam que é mais preciso.

Calculando o IAC

Meça o quadril em primeiro lugar, com uma fita métrica envolvendo o quadril no ponto mais saliente das nádegas. E a fórmula matemática é: Quadril divido pela sua altura multiplicada com raiz quadrada da sua altura, subtraindo por 18. Assim: IAC = [Quadril/(altura x √altura)] – 18. Encontrado o IAC, veja seu posicionamento na tabela abaixo:

  • Homens
    • Normal: Entre 8 e 20
    • Sobrepeso: Entre 21 e 25
    • Obesidade: Acima de 26
  • Mulheres
    • Normal: Entre 21 a 32
    • Sobrepeso: Entre 33 e 38
    • Obesidade: Acima de 39

Calculando o IMC

Temos também o IMC, que o Índice de Massa Corporal, que é o método mais difundido e utilizado para aferir a obesidade em populações. Vem sendo criticado por levar em consideração o peso corporal, aí fica a seu critério e de seu nutricionista ou médico para lhe orientar qual seja o mais apropriado ao seu caso. O IMC é encontrado quando divide seu pelo quadrado da sua altura, assim: IMC = seu peso(Kg)/altura², e o resultado você confere na tabela abaixo:

  • Normal – Entre 18,5 e 24,9 kg/m²
  • Sobrepeso – Entre 25 e 29,9 kg/m²
  • Obesidade – Acima de 30 kg/m²

Conclusão

Todas essas avaliações você pode fazer uma prévia de uma deita, estabelecer metas, reeducar alimentação e, principalmente, dimensionar os seus exercícios. É importante fazer esses acompanhamentos para ter melhores resultados. E nunca se esqueça do Perímetro do Abdômen, com 102 cm para homens e de 88 cm para mulheres, quem estive acima desses valores, costumam ter mais probabilidade de terem mais problemas de saúde em decorrência da obesidade, especialmente problemas cardíacos. Por isso, mãos à obra! Vamos diminuir essas medidas, comece com um pouco de exercícios como caminhadas para melhorar suas medidas, eliminar as chances de ter problemas futuros.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






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