Como Evitar a Retenção de Líquidos

Para evitar a retenção de líquidos, é preciso fazer bastante atividade física, beber muita água e alimentar-se corretamente.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Produtos

Sabe quando, de repente, parece que a calça fica apertada no mesmo dia em que a colocamos? Então aparecem alguns incômodos e inchaços, fazendo-nos engordar até 2 quilos em apenas um dia. Isso pode ser sinal de que o seu corpo não esteja conseguindo eliminar líquidos, o que tem várias causas. Sendo assim, saiba como evitar a retenção de líquidos para ficar sempre com o corpo esbelto, sadio e bonito.

Causas da Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos é causada por inúmeros fatores. As alterações hormonais são as principais e acontecem geralmente nos períodos da TPM (Tensão Pré-Menstrual), da menstruação e da gravidez. Além disso, também pode ser ocasionada por estresses constantes e contínuos, pois mexem bastante com os hormônios.

Como Evitar a Retenção de Líquidos

A má alimentação com a pouca ingestão de líquidos e muito sódio é outro fator que faz com que o organismo retenha mais água e toxinas, assim como o sedentarismo, os problemas posturais, as variações na pressão sanguínea e o excesso de proteínas no sangue.

A genética e doenças mais graves como problemas na tireóide, no fígado e no coração são outros fatores que têm como consequência a retenção de líquidos.

Como Saber se Estou Retendo Líquidos

Um teste bem fácil e rápido pode detectar se você está retendo ou não líquidos no seu organismo. Para tanto, comprima regiões com pouca gordura como a área do tornozelo. Se ficarem marcadas é sinal de que você está acumulando líquido. Isso acontece porque o líquido fica armazenado nos tecidos periféricos.

Como Evitar o Armazenamento de Líquidos

Antes de seguir as dicas para evitar o acúmulo de líquidos no organismo, é importante visitar o seu médico para que seja encontrado o real motivo dessa acumulação. Então, siga as dicas abaixo:

Melancia Diurético

  • Beba bastante água ao longo do dia (cerca de 2 litros, mesmo que esteja frio);
  • Beba chás diuréticos como o de hibisco, de dente-de-leão, de cabelo de milho, de cavalinha, de sete sangrias, de quebra-pedra e de borragem, pois eles ajudam os rins a eliminarem o sódio.
  • Coma muito alimentos diuréticos como o abacaxi, o agrião, o repolho, a salsinha, o broto de feijão, o maracujá, a melancia, o pepino, a berinjela, o tomate, a alface entre outros.
  • Diminua drasticamente a quantidade de sal e de condimentos da sua alimentação, porque são os principais fatores causadores da retenção de líquidos no organismo.
  • Modere no uso de adoçantes à base de sacarina sódica e de ciclomato de sódio.
  • Faça atividades físicas regularmente para ajudar o seu organismo a eliminar líquidos.
  • Faça drenagens linfáticas pelo menos uma vez por semana para que o seu corpo elimine líquidos e toxinas naturalmente.
  • O excesso de peso faz com que a circulação sanguínea fique mais lenta e, consequentemente, promove o acúmulo de líquidos. Portanto, faça dietas e exercícios físicos para perder os quilinhos extras.
  • Se estiver grávida, evite ganhar peso em excesso e reduza praticamente a zero a ingestão de sal. Alimente-se com bastante fruta, legume e verdura e, ao final do dia, deixe as pernas levantadas com o auxílio de uma almofada. Assim, seu sangue circulará sem problemas.

A ingestão de 1,5 até 2 litros de água deve ser feita ao longo de todo o dia e você só começa a notar resultados após alguns dias. O rim precisa estar acostumado a sempre receber hidratação para que o organismo não precise acumular água.

Diuréticos em Cápsulas

Você pode encontrar diuréticos manipulados em clínicas de manipulação. Caso não encontre, algumas lojas online disponibilizam cápsulas com hibisco que ajudam bastante. Clique aqui para encontrá-las!

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



2 comentários

  1. jeane

    adorei as dicas obrigada

  2. ranira edi fredrich

    meu irmão está no hospital com retirada do figado 60% e está perdendo muito líquido do corpo o que deixa ele muito fraco, além disso está com infecção, Qual alimento que posso dar a ele para evitar essa perda de líquidos e que ele possa se fortalecer?

Comente!




*Campos obrigatórios