Como Controlar a Vontade de Comer

O segredo do emagrecimento é comer menos. Entretanto, como deixar de comer guloseimas deliciosas?

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Emagrecer todo mundo quer, mas nem todos conseguem. Isso porque, atualmente, é difícil se manter longe de guloseimas espalhadas por toda a parte, seja em supermercados, padarias ou restaurante, sendo que o principal fator para a perda de peso é a diminuição calórica. Sendo assim, saiba como controlar a vontade de comer e, consequentemente, chegar ao peso ideal sem sofrer muito.

Alimentos com Fibras Saciam a Fome

As fibras demoram mais para ser digeridas e, por isso, dão a sensação de saciedade mais rápido, o que faz comermos menos. Portanto, em todas as suas refeições, alimente-se delas. Elas estão nos:

  • Produtos integrais (massas e pães)
  • Legumes
  • Verduras
  • Frutas

Proteínas Mantêm a Fome Longe por Mais Tempo

Do mesmo modo que as fibras, as proteínas também demoram mais tempo para serem digeridas. Por isso, inclua-as na sua alimentação, seja no café da manhã ou no almoço. Elas estão nas carnes vermelhas (prefira as magras), carnes de frango, queijos brancos e ovos.

Proteína sacia por mais tempo

Proteína sacia por mais tempo

Dicas para Controlar a Fome

Não se Estresse Tanto

Geralmente, comemos por ansiedade e não por fome. Desse modo, é preciso manter a calma e relaxar, mesmo com a vida tão agitada e cheia de problemas. Então, pratique ioga e, quando aquele nervosismo bater, libere a adrenalina em exercícios físicos.

Coma de Tudo, mas em Menores Porções

Numa dieta balanceada, tudo pode ser colocado no prato, mas em quantidades moderadas. Para começar, diminua pela metade os alimentos do seu prato. Em seguida, pode começar a substituir alguns alimentos como, por exemplo, o arroz branco pelo integral, a carne gordurosa pela magra, as frituras pelas grelhadas e assim por diante.

Do mesmo modo, quando sentir vontade de comer doces, corte-os em pedaços pequenos, pois eles te darão a sensação de saciedade mais rapidamente.

Como Controlar a Vontade de Comer

Faça Compras Inteligentes

Você só comerá em casa se tiver o que comer, não é verdade? Portanto, antes de ir ao supermercado, coma algo para não ir com fome e encher o carrinho com bobagens. Quando estiver lá, escolha os produtos certos como o azeite, os integrais, as frutas, as verduras e o açúcar cristal ou mascavo no lugar do refinado.

Ao preparar o jantar para a família, deixe as panelas e as travessas longe, porque quando as vemos cheias, sentimos vontade de esvaziá-las imediatamente.

Não Repita o Prato

Algumas pesquisas dizem que o segundo prato é o responsável pelos quilos a mais. Elas podem ter razão, então não exagere. Antes de repetir o prato, espere aproximadamente 20 minutos, pois esse é o tempo que o organismo demora para comunicar o cérebro que está saciado.

Faça Refeições Leves à Noite

A rotina corrida do dia-a-dia faz com que deixemos a refeição principal para a noite. Porém, essa é a mais perigosa quando o assunto é engordar. Sendo assim, alimente-se bem durante o dia, especialmente no café da manhã e vá diminuindo a quantidade de calorias ao longo dele, até chegar a hora do jantar.

No calor, faça lanches naturais com pão integral ou apenas uma salada bem colorida e, no inverno, uma sopa com produtos naturais é ideal para manter o corpo quentinho e as calorias em dia.

Transtornos Alimentares

Beba Bastante Água

A água pode ser uma grande aliada para você sentir menos fome. Por isso, quando sentir o seu estômago se movimentar, ingira alguns copos de água para aquietá-lo.

Fracione suas Refeições

Um dos grandes segredos para ficar esbelta é fracionar as suas refeições entre 5 a 6 por dia. Assim, você comerá menos nas principais e avisará o seu organismo que está bem nutrida. Porém, entre o café da manhã e o almoço, por exemplo, ingira alimentos leves como torradas integrais com requeijão ou barras de cereais.

Faça Exercícios

Sabia que exercícios diminuem a ansiedade e a compulsão por alimentos como carboidratos? Confira estas dicas para controlar a vontade de comer:

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






3 comentários

  1. carla fernanda

    ADOREI TODAS ESSAS DICAS!!!

  2. Nany Guidolin

    Obrigada mais uma vez Dra Aline(nutricionosta)sempre nos passando dicas de como emagrecer de uma maneira saudável..se cada um contribuice um pouco,como a Dra faz,certamente o mundo seria melhor.A dica de hoje foi fundamental p/quem está pelo menos tentando emagrecer e assim ter mais saude.

  3. Yasmin

    vou fazer o teste

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