Cominho – Tudo Sobre

O cominho, além de deixar qualquer prato mais saboroso, possui várias propriedades boas para a nossa saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

O nosso assunto hoje será sobre o cominho, uma planta nativa das regiões mediterrâneas usada há muitos milênios e difundida por todo mundo, hoje amplamente cultivada nas mais diversas regiões e fusões com outros tipos da mesma espécie de planta. Sendo atualmente produzida em grande escala na Índia e exportada para todo mundo.
O cominho é da família das Apiaceae, mesma família da salsa, cenoura, coentro, angélica, anis, asafoetida, alcaravia, aipo, cerefólios, sendo muito utilizada como condimento e também como uma planta medicinal tradicional.
É também usado como um tempero por seu sabor distintivo e aroma únicos. É globalmente popular e um sabor essencial em muitas cozinhas, particularmente sul-asiático (onde é chamado jeera), Norte Africano e culinárias latino-americanas . Cominho pode ser encontrado em alguns queijos, como o queijo Leyden , e em alguns pães tradicionais da França. É ainda comumente usado na cozinha tradicional brasileira. Aqui, você saberá tudo sobre o cominho:

cominho-tudo-sobre

Cominho no Mundo

Cominho pode ser um ingrediente do tipo “chili”, em pó (muitas vezes Tex-Mex ou estilo mexicano), e é encontrado em misturas de achiote, adobos , sofrito , garammasala , curry em pó e bahaarat . Em Myanmar, o cominho é usado como um tempero. No sul da cozinha asiática, muitas vezes é combinada com sementes de coentro em uma mistura em pó chamada dhanajeera.

Como Usar o Cominho

Pode ainda ser utilizado em molho e sopas, dando sabor e ainda solta suas propriedades medicinais, como melhora do sistema digestivo, combate a diabetes, colesterol e ajuda na perda de peso, pois como todo condimento natural, é usado como substituto do sal e sódio nos alimentos e com isso gera a famosa sensação de saciedade. Isso se deve ainda porque uma pequena porção de 100 gramas de sementes de cominho é rica em termos nutricionais, proporcionando grandes quantidades de valor diário de gordura, especialmente gordura monoinsaturada, proteínas e fibras dietéticas, basta procurar uma tabela nutricional específica sobre a planta. Valores de vitaminas B, Vitamina E, e ainda, vários minerais dietéticos, especialmente ferro, que também são consideráveis quando expressos nesta quantidade de 100 gramas de cominho.

Bom Para Memória

Ainda há estudos que atestam que o cominho tem o poder de aumentar a memória. Porque ajuda a manter a acetilcolina no cérebro, substância que auxilia na retenção dos dados e informações na memória humana. Cominho também contém antioxidantes que são importantes para aumentar a memória. Além do mais, ajuda para uma rápida recuperação da memória num caso de amnésia.

A Pele Agradece

Devido á concentração de Vitamina E, é bom para a pele, mantendo-a firme e jovial. Ainda atua como antimicrobiano fazendo com que a pele fique imune a infecções de fungos e vírus. E ainda o cominho é utilizado para a produção de uma pasta para ser aplicada sobre espinhas, eczemas, furúnculos, psoríase e outras doenças de pele.
Outro fator importante sobre o cominho é que ele é forte aliado no combate ao estresse e insônia. Devido a presença da Vitamina B, ele ajuda na melhora do sono, e ainda acalma a mente devido sua propriedades relaxantes.
Eis mais um condimento/remédio natural e praticamente sem contra indicações que você pode ter em seu arsenal do bem estar.







Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.