Chia – Tudo Sobre
A chia, além de conter inúmeros nutrientes que contribuem para a nossa saúde, ajuda a saciar a fome, emagrecendo.
Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos
A chia é uma planta pertencente à mesma família do linho e da sálvia, ou seja, da família das lamiáceas, sendo também conhecida como sálvia hispânica. Por isso, seu nome científico é “Salviahspanica L”, de origem mexicana e tendo conquistado muita popularidade no mundo do bem estar e da saúde devido às suas inúmeras propriedades benéficas à nossa saúde. Essas sementes ainda foram largamente utilizadas pelos povos antigos da América Central desde a era pré-cristã e, atualmente, os cientistas descobrem a cada ano mais de seus benefícios. Na chia é possível encontram ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas, fibras e muitos outros nutrientes. As sementes de chia ganharam muita fama graças aos seus efeitos sobre a dieta, já que a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher inúmeros benefícios, desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até o fortalecimento do sistema imunológico. Então, nesse artigo, você saberá tudo sobre a chia:
Nutrientes
Para se ter uma ideia, uma pequena porção de 25 gramas de sementes de chia contém:
- Tiamina (Vitamina B1): 0,155 mg
- Riboflavina (Vitamina B2): 0,043 mg;
- Niacina (Vitamina B3): 2,208 mg.
Sabor
Outros fatores importantes, especialmente para os esportistas, são as altas concentrações de proteínas, carboidratos e minerais. Assim como as sementes de maracujá e de kiwi, as de chia são pequenas e de sabor imperceptível. Porém, sua consistência é crocante, podendo ser facilmente consumidas em sucos, saladas, vitaminas, shakes ou sobre o prato de refeição, enfim, é de uma versatilidade incrível. Além disso, pode ser adicionada na sua crepioca (ovo com tapioca) matinal. Observe a tabela nutricional abaixo e tire as suas conclusões sobre a mesma quantidade de 25 gramas de sementes de chia:
- Fósforo: 215 mg;
- Carboidratos: 10,53 g;
- Proteínas: 4,14 g;
- Gorduras: 7,69 g;
- Gorduras monoinsaturadas: 0,577 g;
- Gorduras saturadas: 0,833 g;
- Gorduras poli-insaturadas: 5,917 g;
- Cálcio: 158 mg;
- Fibras: 8,6 g;
- Calorias: 122 kcal;
- Zinco: 1,15 mg
- Magnésio: 84 mg;
- Potássio: 112 mg;
- Ferro: 1,93 mg;
Chia Emagrece
Fora toda essa parte nutricional, essas sementes andinas ajudam quem cansou de ser gordinho. E um dos motivos que tornam a chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade proporcionada pela sua ingestão. As suas fibras são capazes de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel que ocupa grande espaço no estômago. Basta fazer o teste, deixando uma pequena porção de molho num copo d’água para perceber como as sementes se incham em pouco tempo. Ao ser ingerida, o efeito é o mesmo. Quando em contato com os sucos gástricos, as suas fibras se transformam nesse gel, aumentando a dilatação do estômago. Assim, a saciedade é favorecida e, consequentemente, há uma menor absorção de alimentos. E além de tudo isso, esse gel faz com que o intestino passe a funcionar adequadamente, o que auxilia na evacuação. Mas para tanto, ingira bastante água, ou poderá haver o ressecamento.
Fonte de Ômega 3
As sementes de chia são riquíssimas em ômega 3, um nutriente muito importante contido também em peixes. Dessa forma, além do diabetes tipo 2, a chia previne ainda doenças cardiovasculares. Sendo assim, se você não curte comer peixe, a chia é uma ótima alternativa para ingerir o ômega 3. A chia ainda é rica em ácidos graxos, que evitam a formação de coágulos causadores de infartos e AVCs, e reduzem os casos de arritmias, possuem efeito detox, protegem o cérebro, e é uma boa fonte de cálcio, sendo uma boa opção para quem é intolerante à lactose.

Autora
Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.