Chás Diuréticos

Os chás diuréticos fazem o corpo desinchar porque acabam com a retenção de líquido no organismo. Além disso, são ótimos para a sua saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Muitas vezes, ao nos olharmos no espelho, vimos uma figura maior que esperávamos. Entretanto, nem sempre todo esse tamanho é resultado da gordura armazenada e sim, do inchaço provocado pela retenção de líquidos pelo corpo. Isso acontece porque os rins deixam de filtrar a linfa, responsável pela eliminação de toxinas, por causa da falta da ingestão de líquidos. Por isso, é necessário beber bebidas diuréticas para que o organismo possa eliminar essas toxinas. As mais recomendadas pelos especialistas são os chás diuréticos que, além de desinchar, fazem bem para a saúde. Conheça alguns dos mais famosos:

Chá de Cavalinha

Por ser rica em glicosídeos flavônicos, ácido gálico, silício, potássio e saponinas, essa erva é poderosa diurética, pois ajuda na filtração da linfa e consequente eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Por isso, ela regula e adstringe o trato genito-urinário, sendo também utilizada para a incontinência urinária em crianças.

Chá de cavalinha

E a sua saúde agradecerá pela ingestão do chá de cavalinha, já que o silício dele é remineralizante e, portanto, coopera para a calcificação dos ossos e age nas fibras elásticas arterianas, o que diminui os riscos de ateromatose. Com isso, pessoas com colesterol alto ganham elasticidade e resistência nos vasos sanguíneos.

A cavalinha ainda é antiinflamatória e funciona bem em casos de inchaço e inflamação na próstata, além de acelerar a cicatrização da pele e melhorar a elasticidade de peles secas, atuando como ótimo hidratante.

Além disso, você ficará muito mais bonita, porque ele deixa a pele limpa, os cabelos brilhantes, as unhas fortes e ainda evita o aparecimento de estrias e varizes.

Chá de Dente de Leão

Composto por terpeno, fitosterois, flavonóides e taraxinas, o chá de dente de leão é um ótimo diurético, fazendo os rins trabalharem em alta velocidade para eliminar todas as toxinas corporais. Portanto, também funciona para diminuir a pressão arterial.

Chá Dente de Leão

Pessoas com problemas respiratórios podem se beneficiar com esse poderoso chá, pois ele impulsiona as glândulas das vias respiratórias para que eliminem o catarro. Por outro lado, as glândulas gástricas, pancreáticas, hepáticas, salivares e intestinais são estimuladas a fim de produzirem mais secreções, o que permite que o fígado e a vesícula funcionem espetacularmente.

Chá de Quebra Pedra

A quebra pedra, também conhecida como erva pombinha, saxífraga ou arrebenta pedra é uma erva muito utilizada na prevenção contra o cálculo renal, sendo, portanto, ótima diurética.

Chá Quebra Pedra

Ela possui triterpenóides, esteróide estradiol e flavônicos que, além de conterem efeito diurético, combatem bactérias, hepatoprotetor, anticancerígeno, colagogo, litolítico e antiespamódico.

Sendo assim, pode ser usado para o tratamento de cistites, hepatites do tipo B, nefrites, hidropsias e pielites.

Hibiscus

O chá de hibiscus é conhecido por suas propriedades diuréticas. Você pode comprá-lo em casas de produtos naturais.

Diurético - Chá de Hibisco

Como Ingerir

Para fazer esses chás, ferva água e coloque as ervas, deixando-as tampadas por 10 minutos. Depois, basta beber o chá, de preferência, sem açúcar. Se preferir, beba-os gelados ou misturados a frutas. Beba de 4 a 10 xícaras do chá escolhido por dia.

Apesar de seus efeitos diuréticos, nenhum chá será capaz de fazer você emagrecer sozinho. Para tanto, não deixe de praticar atividades físicas constantes e ingerir alimentos saudáveis e balanceados ao longo do dia.

Conheçam alguns alimentos que possuem o efeito diurético nesta matéria:

1 comentário

  1. Inácia Campina Néta (26/09/2013)

    chá de canela serve para que?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.