Chás Diuréticos
Os chás diuréticos fazem o corpo desinchar porque acabam com a retenção de líquido no organismo. Além disso, são ótimos para a sua saúde.
Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos
Muitas vezes, ao nos olharmos no espelho, vimos uma figura maior que esperávamos. Entretanto, nem sempre todo esse tamanho é resultado da gordura armazenada e sim, do inchaço provocado pela retenção de líquidos pelo corpo. Isso acontece porque os rins deixam de filtrar a linfa, responsável pela eliminação de toxinas, por causa da falta da ingestão de líquidos. Por isso, é necessário beber bebidas diuréticas para que o organismo possa eliminar essas toxinas. As mais recomendadas pelos especialistas são os chás diuréticos que, além de desinchar, fazem bem para a saúde. Conheça alguns dos mais famosos:
Chá de Cavalinha
Por ser rica em glicosídeos flavônicos, ácido gálico, silício, potássio e saponinas, essa erva é poderosa diurética, pois ajuda na filtração da linfa e consequente eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Por isso, ela regula e adstringe o trato genito-urinário, sendo também utilizada para a incontinência urinária em crianças.
E a sua saúde agradecerá pela ingestão do chá de cavalinha, já que o silício dele é remineralizante e, portanto, coopera para a calcificação dos ossos e age nas fibras elásticas arterianas, o que diminui os riscos de ateromatose. Com isso, pessoas com colesterol alto ganham elasticidade e resistência nos vasos sanguíneos.
A cavalinha ainda é antiinflamatória e funciona bem em casos de inchaço e inflamação na próstata, além de acelerar a cicatrização da pele e melhorar a elasticidade de peles secas, atuando como ótimo hidratante.
Além disso, você ficará muito mais bonita, porque ele deixa a pele limpa, os cabelos brilhantes, as unhas fortes e ainda evita o aparecimento de estrias e varizes.
Chá de Dente de Leão
Composto por terpeno, fitosterois, flavonóides e taraxinas, o chá de dente de leão é um ótimo diurético, fazendo os rins trabalharem em alta velocidade para eliminar todas as toxinas corporais. Portanto, também funciona para diminuir a pressão arterial.
Pessoas com problemas respiratórios podem se beneficiar com esse poderoso chá, pois ele impulsiona as glândulas das vias respiratórias para que eliminem o catarro. Por outro lado, as glândulas gástricas, pancreáticas, hepáticas, salivares e intestinais são estimuladas a fim de produzirem mais secreções, o que permite que o fígado e a vesícula funcionem espetacularmente.
Chá de Quebra Pedra
A quebra pedra, também conhecida como erva pombinha, saxífraga ou arrebenta pedra é uma erva muito utilizada na prevenção contra o cálculo renal, sendo, portanto, ótima diurética.
Ela possui triterpenóides, esteróide estradiol e flavônicos que, além de conterem efeito diurético, combatem bactérias, hepatoprotetor, anticancerígeno, colagogo, litolítico e antiespamódico.
Sendo assim, pode ser usado para o tratamento de cistites, hepatites do tipo B, nefrites, hidropsias e pielites.
Hibiscus
O chá de hibiscus é conhecido por suas propriedades diuréticas. Você pode comprá-lo em casas de produtos naturais.
Como Ingerir
Para fazer esses chás, ferva água e coloque as ervas, deixando-as tampadas por 10 minutos. Depois, basta beber o chá, de preferência, sem açúcar. Se preferir, beba-os gelados ou misturados a frutas. Beba de 4 a 10 xícaras do chá escolhido por dia.
Apesar de seus efeitos diuréticos, nenhum chá será capaz de fazer você emagrecer sozinho. Para tanto, não deixe de praticar atividades físicas constantes e ingerir alimentos saudáveis e balanceados ao longo do dia.
Conheçam alguns alimentos que possuem o efeito diurético nesta matéria:

Autora
Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.
Inácia Campina Néta
chá de canela serve para que?