Cápsula de Valeriana

A cápsula de valeriana pode ser uma aliada no emagrecimento

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Valeriana (Valeriana officinalis) é uma planta perene, com flores brancas ou rosas perfumadas que florescem nos meses de verão. O extrato da valeriana é comumente usado para distúrbios do sono, especialmente a incapacidade de dormir (insônia). Além disso, muitos usam as cápsulas como suplemento alimentar para ajudar a perder peso.

pílula de valeriana

A valeriana também proporciona sono tranquilo

 O que é?

A valeriana é uma planta que possui uma longa história de uso em todo o mundo para o tratamento da insônia e ansiedade. Ao longo da história, as raízes e os rizomas (caules subterrâneos) da valeriana foram utilizados para fazer um chá, que era dado a pessoas com dificuldades de dormir.

Hoje as pessoas usam frequentemente raiz de valeriana em forma de cápsula ou comprimido líquido, mas o efeito é o mesmo: a valeriana provoca um efeito calmante que ajuda as pessoas a cair no sono, permanecer dormindo, ou simplesmente superar a ansiedade.

Como atua?

A raiz da valeriana contém um grande número de produtos químicos que trabalham sinergicamente para produzir os seus efeitos. Os produtos mais interessantes são o ácido valerênico e os valepotriatos.

Os cientistas concluíram que o efeito sonífero da valeriana é por causa de suas ações sobre o neurotransmissor GABA (ácido amino-butírico gama) no cérebro. O GABA é o neurotransmissor inibitório principal. Sua função principal é reduzir a atividade do cérebro.

O sentimento de ansiedade ou nervosismo é o efeito de um cérebro que está muito agitado. Muitos neurônios ficam disparando sem parar, e é por isso que você se sente inquieto ou desconfortável. Os compostos da raiz de valeriana aumentam a atividade do GABA, acalmando assim o seu cérebro.

As cápsulas de valeriana não aliviam a insônia tão rápido quanto as “pílulas para dormir”. Pode ser necessário o uso contínuo por vários dias, até um máximo de quatro semanas para os efeitos serem perceptíveis.

A valeriana parece melhorar a qualidade do sono de pessoas que estão parando de usar pílulas para dormir. O extrato da valeriana é considerado melhor do que outras drogas de efeito calmante por não causar dependência.

Por que ajuda no emagrecimento?

Ao diminuir a ansiedade, as cápsulas de valeriana evitam que a gente coma devido ao nervosismo. Com o nervosismo controlado, nós sentimos menos fome durante o dia todo. Estas cápsulas também ajudam a diminuir o estresse e fornece mais energia durante o dia.

valeriana

Além disso, uma boa noite de sono ajuda o nosso metabolismo a digerir melhor a comida que ingerida durante boa parte do dia.

Como usar?

O ideal é tomar cinco cápsulas de 250 mg ou 3 de 500 mg por dia, um pouco antes de ir dormir. As cápsulas podem ser abertas e preparadas junto com um chá.

As cápsulas de valeriana são contraindicadas para crianças. Mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um médico antes de tomarem estas cápsulas. Também não é recomendado tomar essas cápsulas durante o dia, pois elas causam sonolência.

Onde encontrar?

As cápsulas podem ser encontradas em lojas especializadas em suplementos alimentares, mas a forma mais fácil de comprar este produto é através da internet. O preço varia de 20 a 30 reais, dependendo da marca e costuma ser vendido em embalagens com 60 cápsulas.







Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.