Caminhada Emagrece?

A caminhada garante o emagrecimento rápido e duradouro, além de trazer muita disposição e contentamento para o seu cotidiano.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

A caminhada é de longe, o exercício mais completo, visto que pode ser praticada por praticamente qualquer indivíduo, não requer muitos equipamentos e pode ser realizada até mesmo nas ruas da sua vizinhança. Além disso, contribui imensamente para a sua saúde e ainda faz secar algumas gordurinhas. Portanto, conheça melhor esse esporte tão abrangente.

Equipamentos Necessários

Para não sentir desconfortos durante as suas caminhadas, tenha em mãos um par de tênis leve e confortável, além de roupas adequadas, preferencialmente feitas de algodão ou de moletom. Se preferir, adquira um frequencímetro para medir seus batimentos cardíacos.

caminhada

Quanto Tempo de Caminhada?

Você pode começar a caminhar aos poucos, sendo 30 minutos 3 vezes por semana. Com o passar do tempo, você começa a ganhar fôlego e energia para aumentar esse período, alcançando 1 ou 2 horas. Você também pode alterar o rítmo da sua caminhada para conseguir andar cada vez mais rápido. O importante é sempre tentar quebrar os seus próprios recordes.

Quantos Quilos Posso Perder com as Caminhadas?

Se você chegar a caminhar 1 hora 3 vezes por semana a um ritmo um pouco acelerado, pode queimar 240 calorias, perdendo até 1 quilo por mês, mesmo sem dietas. Porém, essa perda pode ser ainda maior se você aliar as caminhadas à uma alimentação balanceada.

Veja a matéria da revista Runner’s World sobre como caminhar corretamente e seu benefícios:

Benefícios da Caminhada para a Saúde

Além de proporcionar a perda considerável de peso, a caminhada também contribui, e muito, para a sua saúde. Como combate o colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares como enfartes e derrames. Ela ainda favorece o fortalecimento ósseo das pernas e a capacidade respiratória. Controla doenças como o diabetes e a hipertensão e melhora os problemas articulares e os desequilíbrios na postura.

Se você quer mesmo emagrecer, que tal alterar a caminhada com corrida? Veja alguns benefícios:

caminhada diária

A caminhada é ótima para quem sofre de insônia, de depressão e de mau humor, sendo um excelente remédio para relaxar e acabar com o estresse do cotidiano.

Mude Sempre o Itinerário

Ao começar a praticar esse esporte tão saudável, é preciso mudar o seu itinerário 1 vez por mês, pois o seu organismo se acostuma com a mesma rotina e para de queimar calorias. Portanto, depois de 1 mês, escolha rotas com mais subidas e descidas para aumentar o esforço. Caminhar mais rapidamente também contribuirá para a maior eliminação de gorduras. Porém, com o passar do tempo, não deixe de consultar um cardiologista para verificar se o seu coração está saudável para o aumento de esforço.

Como Emagrecer Caminhando

Se o seu objetivo principal na prática da caminhada for a perda de peso, saiba que é necessário percorrer cerca de 3 quilômetros em meia hora e os seus batimentos cardíacos devem chegar entre os 70 e os 80% da frequência cardíaca máxima (FCM). Para encontrar essa porcentagem, faça a seguinte conta matemática: dos 220 batimentos por minuto retire a sua idade e multiplique esse resultado por 70%. Por exemplo: uma pessoa de 35 usará essa fórmula: 220 – 35 = 185. 185 x 70% = 129,5. Portanto, para conseguir perder peso, essa pessoa deverá manter o seu coração batendo a no máximo 129,5 por minuto. Com essa conta, você conseguirá emagrecer com saúde e satisfação.

Comece agora mesmo a caminhar com as dicas da matéria da TV Minha Vida:

Caminhada Alegra o Dia

Assim que você começar a caminhar, verá que o seu humor ficará diferente, ou seja, bem melhor. Isso porque você terá bastante endorfina correndo pelo corpo, o que traz mais alegria e contentamento para o seu dia-a-dia. Por isso, não deixe de praticar esse esporte.







5 comentários

  1. andressa (28/10/2013)

    para vc

  2. Alvaro (28/12/2014)

    Realmente é muito importante uma boa caminhada para emagrecer, obrigado por essas dicas.

  3. Fátima Veloso (12/08/2015)

    quanto tempo preciso caminhar por dia, 30 minutos/ 40 minutos ou uma hora para ser válido como exercício?
    sempre tive essa dúvida!

  4. Lourival Fontes (11/11/2015)

    Tenho 49 anos e a duas semanas estou praticando uma caminhada de 1h por dia e 5 dias por semana. Estou me sentindo muito bem,estou com 84 kilos já perdi 10 kl.Devo almentar o tempo? sim ou não?

  5. Elisane (11/04/2016)

    estou caminhando 5 x na semana ( segunda a sexta ) em media 7 km por dia
    perdi 2 kilos em duas semanas , estou tambem comendo a cada 3 horas , frutas como banana ou maça ou batata doce.nada de frituras e doces.
    minha meta e perder + 15 kilos chegar aos 62.
    estou bem confiante , pois comendo a cada 3 horas a gente nao fica com uma fome absurda,

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