Antioxidantes

Os antioxidantes são nutrientes muito importantes para a manutenção da nossa saúde em geral.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Os antioxidantes são elementos essenciais no nosso organismo porque combatem os radicais livres, principais responsáveis pelo aparecimento de doenças como as cardiopatias, o diabetes, a aterosclerose e o câncer. Por isso, devemos tê-los sempre presentes em nossa dieta. Sendo assim, conheça tudo sobre os antioxidantes e aprenda a sua importância para o nosso bem estar.

O que são os Radicais Livres

Os radicais livres são moléculas que se encontram soltas em nosso organismo e, como são altamente reativas, atacam os elétrons soltos de outras moléculas, provocando reações de oxidação, responsáveis pelo aparecimento de doenças e pelo envelhecimento precoce.

Radicais Livres

Radicais Livres

Eles podem ser produzidos naturalmente pelo nosso organismo ou serem introduzidos pelo meio externo através da exposição à poluição e ao sol. Além disso, alguns hábitos como os de fumar, beber bebidas alcoólicas, ingerir alimentos industrializados e estresse contínuo também aumentam a quantidade desses corpos.

Função dos Antioxidantes

Os antioxidantes têm como função principal a de combater os antioxidantes. Para isso, funcionam de diversas formas. Em primeiro lugar, eles agem no impedimento da formação de moléculas com os radicais livres, ocupando o seu lugar. Em outras frentes, ataca as moléculas de radicais livres, evitando que nossas células sejam lesionadas. E por fim, eles reparam os danos causados pelos radicais, removendo as lesões e reconstruindo as células que sofreram danificações.

Esses elementos também combatem o envelhecimento precoce dos tecidos da pele, que se tornam mais bonitos, vistosos e macios, além de ficarem livres de celulites, acnes, rugas e estrias.

Existem 2 tipos de antioxidantes: os hidrofílicos, que são solúveis em água e os hidrofóbicos, que são solúveis em lipídeos. Os primeiros reagem com os oxidantes no citosol celular, ou seja, no líquido preenchedor do citoplasma das células, e no plasma sanguíneo. Por outro lado, os segundos servem para proteger as membranas celulares contra a peroxidação lipídica. Eles podem ser produzidos pelo próprio organismo ou ingeridos através de uma dieta saudável e equilibrada.

Alimentos Antioxidantes

Tipos de Antioxidantes

Existem vários tipos de antioxidantes, cada um com uma função específica. Veja quais são eles abaixo:

  • Vitamina C: protege o organismo contra os danos causados pela exposição a medicamentos e radiações, além de combater o aparecimento de tumores.
  • Vitamina E: impede os danos causados por radicais livres que desenvolvem doenças como a catarata ou a artrite.
  • Vitamina A: previne vários tipos de câncer como o de mama, o de bexiga, o de estômago, o de pele e, quando em conjunto com a Vitamina C, previne também o câncer do cólon do útero e o do reto.
  • Flavonóides: estes combatem e eliminam os radicais livres do nosso organismo e previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares. O mais conhecido entre eles é o licopeno, importante na prevenção de outros tipos de câncer, como o de próstata.
  • Catequínas: esses antioxidantes são importantes no combate ao diabetes tipo 1, a infecções virais e a cardiopatias.

Portanto, é necessário fazer uma dieta bastante balanceada e equilibrada para que todos os tipos de antioxidantes sejam ingeridos. Assim, será realizada uma manutenção completa de todo o organismo, que ficará livre de todos os radicais livres possíveis.

Para mais informações sobre o funcionamento dos antioxidantes, assista ao vídeo abaixo:

101 Alimentos Antienvelhecimento

101 Alimentos Antienvelhecimento

Descubra os MELHORES alimentos rejuvenescedores do mundo, ervas, chás, especiarias e outros nutrientes que você precisa para combater o envelhecimento … além de dezenas de outros truques importantes para prevenir o envelhecimento acelerado da pele, órgãos, músculos, articulações, e muito mais.

Você irá saber como curar suas articulações, desacelerar o envelhecimento da pele, prevenir diabetes, normalizar a pressão sanguínea, proteger a saúde do cérebro, aumentar níveis de energia, regularizar a digestão, acelerar o metabolismo e acabar com a gordura abdominal. Acesse o link:

101 Alimentos Antienvelhecimento: Pareça e se Sinta 10 Anos mais Jovem







Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.