Anticoncepcional Engorda?

Descubra as verdades sobre os anticoncepcionais: eles engordam, causam varizes e celulites e provocam a retenção de líquido?

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres em todo o mundo. Porém, alguns mitos rondam o seu uso, principalmente o de que ela engordaria. Será que isso é verdade? Para tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto, respondemos um apanhado de perguntas que poderão te ajudar a escolher o melhor contraceptivo para a sua saúde em geral.

Usar Pílula Anticoncepcional Engorda?

As pílulas anticoncepcionais modernas não possuem uma carga tão grande de hormônio como as de antigamente. Portanto, não causam a retenção de líquido, principal causadora do ganho de peso que acontecia no passado.

Entretanto, algumas pílulas encontradas por valores mais baixos em farmácias ainda contêm uma alta dosagem de hormônios como o estrógeno e a progesterona e acarretam no aumento do peso por causa da retenção de líquidos, mas isso só acontece nos primeiros meses da medicação e com apenas 15% das usuárias. Além disso, quando são usadas pílulas comuns, que requerem pausas, para que a mulher fique sem menstruar, o processo de engorda acontece naturalmente, já que essas possuem cargas maiores de hormônios que as próprias para esse tipo de uso.

Anticoncepcional Engorda?

Sendo assim, quando a mulher engorda demais ao ingerir pílulas anticoncepcionais, geralmente o problema se encontra em seus maus hábitos alimentares, falta de ingestão de líquidos, sedentarismo ou herança genética, pois muitos problemas podem aparecer somente após alguns anos de uso.

Desse modo, a melhor forma de não engordar utilizando a pílula é manter uma boa alimentação, ingerir bastante líquido, praticar atividades físicas regulares e, principalmente, pedir informações para o seu ginecologista, que será capaz de lhe indicar a melhor pílula para o seu biótipo e genética.

O mesmo acontece com os demais métodos contraceptivos como o DIU, os adesivos e as injeções, que não fazem com que a mulher engorde enquanto os utilizam para se prevenirem contra a gravidez indesejada.

O Uso de Anticoncepcionais Causa Celulites?

Os anticoncepcionais com progesterona, componente essencial das pílulas contínuas, ou seja, aquelas que evitam a menstruação, podem causar a retenção de líquidos e, consequentemente, o aparecimento de celulites.

No entanto, em grande parte dos casos, ele está relacionado aos maus hábitos femininos como a má alimentação, o sedentarismo, o efeito sanfona e a hereditariedade. Portanto, consulte o seu médico para que ele possa lhe dar as orientações corretas quanto ao uso dos anticoncepcionais.

Anticoncepcionais que não Engordam

Varizes Podem Ser Ocasionadas Pelo Uso de Anticoncepcionais?

A mesma progesterona que causa as celulites também pode ser a culpada pelo aparecimento de varizes porque ela pode gerar a vasodilatação, que algumas vezes culmina nas varizes, porém, somente em casos raros. Sendo assim, esse problema, na maioria das vezes, só acontece quando a mulher tem uma forte predisposição genética.

Os Anticoncepcionais Ocasionam a Retenção de Líquidos?

Infelizmente, esse mito é verdade, principalmente quando o anticoncepcional possui progesterona em sua fórmula. Por isso, se você optar por uma pílula com esse componente, ingira bastante água durante o dia, além de alimentos e chás diuréticos para amenizar o problema.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.