Alimentos Ricos em Proteína

As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não a deixe de fora do seu cardápio diário.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

As proteínas são essenciais para o organismo humano, pois elas compõem diversas funções vitais ao nosso corpo: imunológica, enzimática, estrutural, nutritiva, hormonal e transporte citoplasmático. Alguns seres vivos como os vegetais conseguem sintetizar a proteína através de seu metabolismo, mas os heterotróficos como nós, humanos, têm que adquirir tal nutriente através da alimentação. Sendo assim, descubra nesse artigo a importância da proteína para o nosso corpo e saiba em que alimentos podemos encontrá-la.

Para que serve a proteína?

A proteína é um composto orgânico bioquímico, também conhecido como macromolécula por ser formada por um ou por um conjunto de polipeptídeos que se encadeiam para formar uma estrutura globular ou fibrosa para facilitar as funções biológicas que exercem.

Por isso, sem a proteína, muitas das nossas funções biológicas simplesmente não aconteceriam, já que esse nutriente está presente em muitas delas. Nossos músculos, por exemplo, necessitam dela para ficarem rijos, elásticos e consistentes, pois ela entra na composição da actina, responsável pela formação das fibras musculares. Ela também contribui para a formação do colágeno, importante para a manutenção da pele lisa, da queratina na constituição dos cabelos, do fibrogênio para a construção do sangue entre outros.

Alimentos Ricos em Proteína: Queijos, Leite, Ovos

Alimentos Ricos em Proteína: Queijos, Leite, Ovos

Um hormônio muito importante para o nosso organismo é a insulina, que retira o excesso de açúcar do sangue e a proteína está presente em sua formação.

Para reconhecer e neutralizar os vírus, as bactérias e outros seres maléficos, a proteína se liga a outros aminoácidos para defender o nosso organismo. Além disso, ela ajuda a formar o fibrinogênio e a trombina que coagulam o sangue para que não haja a perda excessiva dele quando ocorrem ferimentos ou cortes.

As proteínas também têm a sua importância no crescimento do ser humano, que obtém energia através de canais que as compõem. Por isso, são indispensáveis principalmente na fase do crescimento, ou seja, durante a infância e a juventude.

Outra função das proteínas é transformarem-se em enzimas para catalisarem reações bioquímicas, reduzindo sua energia de ativação. Para tanto, elas têm o poder de assumirem inúmeras formas para poderem realizar os vários tipos de reação química que acontecem em nosso organismo.

Por fim, esse nutriente é responsável pela condução de gases em nosso corpo, especialmente do oxigênio e do gás carbônico. Tal transporte é feito por proteínas denominadas hemoglobinas e hemocianinas, componentes dos glóbulos vermelhos.

Alimentos Ricos em Proteína: Carne: Frango, Frutos do mar, Carne Vermelha

Alimentos Ricos em Proteína: Carne: Frango, Frutos do mar, Carne Vermelha

Lista de Alimentos

E para que o seu organismo funcione adequadamente, não deixe de acrescentar alimentos ricos em proteína ao seu cardápio. Os principais são:

  • Frango: cada 30 gramas possuem 7 gramas de proteína.
  • Peixe: cada 30 gramas possuem 7 gramas de proteína.
  • Carne vermelha: cada 30 gramas possui 7 gramas de proteína.
  • Ovos: de 2,8 a3,5 gramas de proteína por unidade.
  • Amêndoas: 100 gramas possuem 21,1 gramas de proteína.
  • Peito de Peru: 100 gramas possuem 29,9 gramas de proteína.
  • Requeijão sem gordura: 100 gramas possuem 13,3 gramas de proteína.
  • Lentilhas cozidas: 100 gramas possuem 7,6 gramas de proteína.
  • Iogurte sem gordura: 100 gramas possuem 4,2 gramas de proteína.
  • Leite Semidesnatado: 100 gramas possuem 3,4 gramas de proteína.

 Dieta

E se você pretende ficar com músculos fortes e bonitos, existe a dieta da proteína, que promete enxugar até 7 quilos em 2 semanas. Para tanto, alimente-se de 1000 calorias por dia com muitos alimentos ricos em proteína e inclusive com o whey protein, que é a proteína sintética. Desse modo, os seus músculos ficarão perfeitos, assim como o seu corpo ficará livre das gorduras.

Confira este vídeo do Você Bonita sobre a Dieta da Proteína:

Porém, não se esqueça de que nenhuma dieta funciona sem atividades físicas regulares e com alimentos saudáveis como frutas e verduras.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



3 comentários

  1. Luis Carlos Rosa

    estou começando afazer a dieta da proteina ,queria saber mais sobre os alimentos que posso consumir ,grato

  2. Isabel P. P. Fernandes

    Quero começar a dieta da proteína e gostaria de uma relação de alimentos que poderia utilizar.

  3. Laine Juliani

    Estou na menopausa precoce e engordei cinco quilos, não consigo perder esses quilos, a dieta das proteínas vou conseguir emagrecer?

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