Alimentos Ricos em Fibra

As fibras ajudam a limpar o organismo e a eliminar a gordura corporal. Por isso, é indispensável em nosso cardápio diário.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Produtos

Se você sempre sonhou em ter o corpo esbelto com os das modelos da televisão, aposte na ingestão de alimentos fibrosos, pois eles te ajudarão na perda de peso. Além disso, são naturais e não apresentam efeitos colaterais nem contra indicações. Para tanto, saiba quais são os alimentos ricos em fibra para incluí-los na sua dieta. Mas antes, conheça os dois tipos de fibras:

Fibras Solúveis

São aquelas que, como diz o nome, absorvem a água. Quando isso acontece, elas se transformam em um tipo de gel que retira as gorduras arteriais, fazendo com que não sejam absorvidas pelo intestino, evitando o crescimento de cânceres nessa região.

Fibras Solúveis

Outro benefício desse tipo de fibra é que ela retarda a absorção dos carboidratos, famosos por aumentarem o peso corporal e por causarem o diabetes. Com isso, a fibra solúvel causa a diminuição do colesterol ruim, também conhecido como LDL, o que previne doenças cardiovasculares.

São encontradas em leguminosas, legumes, frutas, farelo de aveia, cevada e verduras.

Fibras Insolúveis

Esse grupo de fibras, por não se dissolver em água, regula o funcionamento do intestino, fazendo uma verdadeira faxina nele. Assim, é ótimo principalmente para quem sofre de prisão de ventre. Entretanto, para que cause esse efeito, é necessário ingerir bastante água, ou o resultado será o oposto: seu intestino ficará preso.

Fibras Insolúveis

Trigo, pães e arroz integrais, verduras, frutas e legumes são excelentes fontes de fibras insolúveis.

Fibras Emagrecem?

As fibras, quando chegam ao estômago, incham, causando a sensação de saciedade. Desse modo, você sente fome, mas come bem menos que o normal. Além disso, por eliminarem a gordura, os açúcares e o colesterol, ajudam bastante na perda de peso.

Para tanto, é necessário ingerir entre 20 e 30 gramas de fibras por dia. Por isso, saiba que os alimentos crus e pouco elaborados mantêm mais as fibras em sua constituição, ao contrário dos cozidos e fritos.

No entanto, além de beber muita água, siga as instruções de todo nutricionista e endocrinologista para emagrecer: una a alimentação equilibrada aos exercícios físicos regulares.

Alimentos Mais Ricos em Fibras

Os alimentos mais ricos em fibras são:

Frutas e Legumes

Frutas e Legumes

  • Cereais: aveia, gérmen de trigo e granola.
  • Legumes: cenoura, abóbora e beterraba.
  • Frutas: ameixa, damasco, figo, uva-passa, pêssego, pêra, mamão, laranja e abacaxi.
  • Grãos: feijão, fava, grão de bico e lentilha.
  • Verduras: escarola, couve, rúcula, alface, agrião, espinafre, acelga e aipo.
  • Integrais: pães, arroz e massas.

Além desses alimentos, existem nas prateleiras dos supermercados inúmeros outros enriquecidos por fibras. Portanto, leia atentamente as embalagens para saber a quantidade exata desse elemento.

Fibra Faz Bem, Mas Não Exagere

Como escrito acima, a quantidade ideal de fibras diária é de 20 a30 gramas porque, se você comer mais que o necessário, poderá sofrer de oclusão intestinal e também haverá menos absorção de importantes nutrientes pelo organismo como magnésio, zinco, cálcio, ferro é fósforo.

Assista a um vídeo sobre a importância da fibra para o corpo no programa Arte de Viver da fundação Pró Rim:

Experimente Hoje


2 comentários

  1. marinete oliveira (12/03/2014)

    alimentos que faz perder pesso

  2. marinete oliveira (12/03/2014)

    alimentos que faz perder pesso

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.