Alimentos Ricos em Fibra

As fibras ajudam a limpar o organismo e a eliminar a gordura corporal. Por isso, é indispensável em nosso cardápio diário.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Produtos

Se você sempre sonhou em ter o corpo esbelto com os das modelos da televisão, aposte na ingestão de alimentos fibrosos, pois eles te ajudarão na perda de peso. Além disso, são naturais e não apresentam efeitos colaterais nem contra indicações. Para tanto, saiba quais são os alimentos ricos em fibra para incluí-los na sua dieta. Mas antes, conheça os dois tipos de fibras:

Fibras Solúveis

São aquelas que, como diz o nome, absorvem a água. Quando isso acontece, elas se transformam em um tipo de gel que retira as gorduras arteriais, fazendo com que não sejam absorvidas pelo intestino, evitando o crescimento de cânceres nessa região.

Fibras Solúveis

Outro benefício desse tipo de fibra é que ela retarda a absorção dos carboidratos, famosos por aumentarem o peso corporal e por causarem o diabetes. Com isso, a fibra solúvel causa a diminuição do colesterol ruim, também conhecido como LDL, o que previne doenças cardiovasculares.

São encontradas em leguminosas, legumes, frutas, farelo de aveia, cevada e verduras.

Fibras Insolúveis

Esse grupo de fibras, por não se dissolver em água, regula o funcionamento do intestino, fazendo uma verdadeira faxina nele. Assim, é ótimo principalmente para quem sofre de prisão de ventre. Entretanto, para que cause esse efeito, é necessário ingerir bastante água, ou o resultado será o oposto: seu intestino ficará preso.

Fibras Insolúveis

Trigo, pães e arroz integrais, verduras, frutas e legumes são excelentes fontes de fibras insolúveis.

Fibras Emagrecem?

As fibras, quando chegam ao estômago, incham, causando a sensação de saciedade. Desse modo, você sente fome, mas come bem menos que o normal. Além disso, por eliminarem a gordura, os açúcares e o colesterol, ajudam bastante na perda de peso.

Para tanto, é necessário ingerir entre 20 e 30 gramas de fibras por dia. Por isso, saiba que os alimentos crus e pouco elaborados mantêm mais as fibras em sua constituição, ao contrário dos cozidos e fritos.

No entanto, além de beber muita água, siga as instruções de todo nutricionista e endocrinologista para emagrecer: una a alimentação equilibrada aos exercícios físicos regulares.

Alimentos Mais Ricos em Fibras

Os alimentos mais ricos em fibras são:

Frutas e Legumes

Frutas e Legumes

  • Cereais: aveia, gérmen de trigo e granola.
  • Legumes: cenoura, abóbora e beterraba.
  • Frutas: ameixa, damasco, figo, uva-passa, pêssego, pêra, mamão, laranja e abacaxi.
  • Grãos: feijão, fava, grão de bico e lentilha.
  • Verduras: escarola, couve, rúcula, alface, agrião, espinafre, acelga e aipo.
  • Integrais: pães, arroz e massas.

Além desses alimentos, existem nas prateleiras dos supermercados inúmeros outros enriquecidos por fibras. Portanto, leia atentamente as embalagens para saber a quantidade exata desse elemento.

Fibra Faz Bem, Mas Não Exagere

Como escrito acima, a quantidade ideal de fibras diária é de 20 a30 gramas porque, se você comer mais que o necessário, poderá sofrer de oclusão intestinal e também haverá menos absorção de importantes nutrientes pelo organismo como magnésio, zinco, cálcio, ferro é fósforo.

Assista a um vídeo sobre a importância da fibra para o corpo no programa Arte de Viver da fundação Pró Rim:

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






4 comentários

  1. marinete oliveira

    alimentos que faz perder pesso

  2. marinete oliveira

    alimentos que faz perder pesso

  3. cleonice menezes ferreira

    gostaria muito de perder peso com um cardápio rico em fibras gostaria de dicas ensetivos obrigada

  4. cleonice menezes ferreira

    eu vou conseguir eu quero eu posso eu consigo vou chegar la

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