Alimentos Ricos em Ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo. Sendo assim, não deixe de inclui-lo em sua dieta.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

O ferro é um mineral de importância vital para o nosso organismo devido às suas inúmeras funções. Sem ele, ficamos cansados, com a pele e as unhas fracas, sem apetite e com baixa cognição. Por isso, precisamos conhecer as suas funções para nos suprirmos dele a fim de prevenirmos doenças provenientes da falta desse mineral em nosso corpo. Portanto, leia esse artigo para entender um pouco mais sobre ele:

Para que serve o ferro?

As pessoas anêmicas ficam pálidas, cansadas e sem energia. Tudo isso é consequência da falta de ferro no sangue, pois ele é responsável por formar as hemácias, células que transportam o oxigênio para todo o corpo. Desse modo, os glóbulos vermelhos diminuem, fazendo com que a pele fique mais branca. Essa é a doença conhecida como anemia.

Alimentos Ricos em Ferro: Cereais e grãos

Alimentos Ricos em Ferro: Cereais e grãos

E como há menos transportadores no sangue, o coração tem que fazer esse papel, batendo mais vezes e com mais força para que o oxigênio chegue a todos os lugares. Com isso, acontece a aceleração dos batimentos cardíacos, que podem alcançar até 120 por minuto sem movimento corporal.

As enzimas são responsáveis por acelerarem as reações químicas do nosso organismo e por retirarem a energia dos alimentos para que o corpo possa trabalhar adequadamente. Como são compostas pelo ferro, quando não há quantidades suficientes dele, a pessoa fica cansada e sonolenta todo momento.

O ferro também participa da composição de células cerebrais e a sua deficiência pode causar problemas psiquiátricos como a depressão, o déficit de atenção, o desânimo e a falta de apetite.

Além disso, a falta de ferro ocasiona a queda dos cabelos, unhas frágeis e peles com alterações, como fissuras nos cantos dos lábios. E as gestantes com pouco ferro no sangue podem gerar bebês prematuros.

Tabela de Alimentos

A aquisição do ferro pelo nosso organismo é feito através da alimentação, proveniente tanto dos animais quanto dos vegetais. Sendo assim, veja uma tabela de alimentos ricos em ferro para não sofrer da deficiência desse mineral:

Grupos Alimentares Alimentos
Cereais Massas feitas com farinha integral, cevada, quinua, trigo e aveia.
Grãos Feijões (branco, carioca, preto e rosinha) e lentilhas.
Oleaginosas Amêndoa, tahine, castanha-de-caju, pistache e avelã.
Sementes Gergelim, linhaça, girassol e abóbora.
Folhas Mostarda, rúcula e agrião.
Frutas Secas Pêssego, figo, uva passa com semente e damasco.
Temperos Curry, tomilho, hortelã, coentro, sálvia, cominho e salsa.
Açúcares Açúcar mascavo e melado de cana.

Para potencializar a absorção do ferro, alimente-se com muitas frutas cítricas e de alimentos ricos em proteína, pois eles possuem ácido ascórbico. Portanto, inclua brócolis, couve-flor, laranja, acerola, kiwi e outros em sua dieta.

Alimentos Ricos em Ferro: Feijão

Alimentos Ricos em Ferro: Feijão

E existem alimentos que podem inibir a absorção do ferro. São eles os chás, o café, os cereais integrais e o leite e seus derivados que contêm fatores como o fosfato, o tanino, o cálcio e o polifenol.

Entretanto, o consumo exagerado de alimentos ricos em ferro pode gerar o chamado hemocromatose, que causa fadiga, anorexia, tontura e dor de cabeça.

Portanto, é preciso ter uma dieta moderada do ferro, pois tanto o seu excesso quanto à sua deficiência causam danos ao organismo. O importante é alimentar-se dele em quantidades regulares e suficientes.

Confira esta reportagem realizada pelo programa Tudo a Ver sobre alimentos ricos em ferro:

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