Alimentos que Saciam a Fome

Os alimentos ricos em fibra dão a sensação de saciedade por mais tempo, o que faz você comer menos.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Para perder aqueles quilinhos a mais, não é necessário ficar o dia inteiro sem comer, mas sim, ingerir alimentos corretos nas horas oportunas. Tais alimentos são aqueles que, além de conterem vários nutrientes importantes para o organismo, também fazem com que você sinta vontade de comer em intervalos maiores e em menores quantidades. Sendo assim, veja quais são os principais alimentos que saciam a fome.

Abacaxi

O abacaxi é cheio de fibras, macronutriente difícil de ser digerido e, por isso, mantém o estômago ocupado por mais tempo. Elas ainda ajudam o intestino a funcionar melhor, o que previne prisões de ventre e outras doenças relacionadas ao órgão. A fruta também é cheia de vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo como um todo e é bastante versátil, podendo ser ingerida em sua forma natural, como suco ou mesmo assada, principalmente com canela, que a deixa deliciosa e com efeitos ainda mais emagrecedores.

Alimentos que saciam a fome: Melancia, abacaxi e maçã.

Alimentos que saciam a fome: Melancia, abacaxi e maçã.

Maçã

Ingira uma maçã média 2 horas antes do almoço e você verá a diferença no seu prato, que estará muito menor por causa da saciedade deixada por ela no seu estômago. Isso porque a fruta é rica em um tipo de fibra denominado pectina, que também deixa a sensação de bem estar. Por conter inúmeras vitaminas, a maçã é considerada uma das melhores frutas para a saúde e, por isso, deve ser ingerida pelo menos uma delas por dia.

Alimentos Integrais

Substitua os pães, as massas e o arroz comuns pelos integrais que, em pouco tempo, você sentirá a diferença, tanto no tamanho da sua fome quanto na sua saúde em geral. Os alimentos integrais são riquíssimos em fibra por causa dos grãos com casca e, por isso, são de mais difícil digestão, o que os deixa por mais tempo no estômago, fazendo com que a fome demore mais a aparecer. E como mantêm os níveis de açúcar do sangue equilibrados, evitam a vontade de comer. Para aumentar a saciedade, você também pode misturar farelos e farinhas integrais a sucos e vitaminas, esses itens são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

Folhas Verdes

Também ricas em fibras, as folhas verdes como a alface, o agrião, a acelga, a couve entre outras, são ótimas para manterem a fome bem longe por tempos longos. Além das fibras, são difíceis de serem mastigadas, o que aumenta ainda mais o seu efeito saciante. E como sabemos, a boa mastigação faz com que o cérebro entenda que o estômago está saciado com mais rapidez.

Soja Tostada

A soja é um dos alimentos mais completos encontrados na natureza por ser rico em zinco, cálcio, potássio, isoflavonas e vitaminas do complexo B. Por isso, é uma verdadeira injeção de nutrientes para o organismo e, de quebra, tem bastante fibra, que deixa o estômago saciado.

Soja Tostada

Soja Tostada

Cenoura

Ao invés de ficar beliscando salgadinhos ou docinhos, compre um saquinho de cenouras baby, aquelas miniaturas do legume. Também são crocantes e super saborosas, mesmo sem tempero algum. O alimento é rico em fibras, que enchem o estômago, causando a sensação de saciedade com mais rapidez. Além disso, a cenoura é rica em vitamina A, que melhora a visão, a pele e o cabelo.

Água

E como esses alimentos são riquíssimos em fibras, não se esqueça de ingerir muita água durante o dia (no mínimo, 2 litros) para dissolvê-las e facilitar a sua eliminação. Caso contrário, você poderá sofrer de prisão de ventre.

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2 comentários

  1. diocelia (04/05/2014)

    eu me operei para não ter mis filho e fiquei com a barriga enorme de grande o que fazer para perder essa barriga que está me encomodando ok

  2. Tereza (17/09/2015)

    Muito bom, vou prestar mais atenção
    obrigada

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