Alimentos Light

Os alimentos light são aqueles que contêm quantidades 25% menores de açúcar, sendo os mais recomendados em casos de dietas.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar, Produtos

Quem vive em constante regime certamente já ingeriu algum alimento light. Porém, o que poucas pessoas sabem é que nem sempre esses produtos são produzidos com a intenção de facilitar o processo de emagrecimento, mas também com a de diminuir o risco de problemas cardiovasculares, diabetes entre outros. Sendo assim, conheça melhor os alimentos light.

Diferenças entre Alimentos Light e Diet

Os produtos light são aqueles que, obrigatoriamente, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), possuem 25% menos de alguma substância do produto. Essa substância pode ser o açúcar, a gordura, a proteína, o sal entre outras. Por isso, são indicados para a prevenção de doenças ou para quem precisa ingerir menores quantidades de algum ingrediente. Entretanto, nem sempre são indicados para a perda de peso, visto que, em alguns alimentos, a redução calórica e muito baixa.

Qual a diferença entre light, diet e zero?

Qual a diferença entre light, diet e zero?

Por outro lado, os alimentos diet são aqueles que sofrem alterações em sua composição, que fica sem um determinado ingrediente, que geralmente é a gordura, a proteína ou o açúcar, sendo indicados para doenças metabólicas como o diabetes.

A maioria das pessoas não sabe a diferença entre alimentos light e diet. Nesta reportagem no Você Bonita, uma nutrcionista responde todas as dúvidas sobre os mitos da composição destes alimentos:

Os alimentos Diet são isentos de algum ingrediente. Geralmente são isentos de açúcas, mas cuidado! Nem sempre! Os alimentos Light possuem em sua composição uma porção reduzida de algum componente, geralmente o açúcar. A única maneira de descobrir qual ingrediente foi reduzido ou eliminado é olhando a composição do produto na embalagem. Se você quer emagrecer, fique de olho na quantidade de calorias.

E os Alimentos Zero?

Se a confusão dos consumidores já era grande quando existiam somente os alimentos light e os diet nas prateleiras dos supermercados, imaginem o quanto ela aumentou com o surgimento dos produtos Zero!

Os seus fabricantes garantem que esses alimentos são completamente isentos de açúcar, o que gera uma redução de calorias. Ou são isentos de outros nutrientes se comparados aos originais. Geralmente, são indicados da mesma forma que os light, e quanto são considerados “zero” com relação ao açúcar, podem ser inclusive consumidos por diabéticos.

Atenção às Embalagens

De acordo com alguns especialistas, as informações contidas em embalagens de produtos light geralmente são incorretas, pois mostram uma quantidade de calorias até 25% mais baixa que o real. Tal discrepância pode acontecer porque esse sistema de contagem de calorias já está ultrapassado e, portanto, é pouco eficaz.

Quanto aos alimentos diet, a atenção deve ser redobrada se o seu intuito for emagrecer, pois apesar de não conterem açúcar ou outro ingrediente como o sal ou a gordura, são ricos em outras substâncias, que podem ser bastante calóricos. Nesse caso, prefira os light.

Alimentos Light

Porém, talvez o produto que cause mais dúvidas seja o refrigerante, que aparece em 3 versões nas prateleiras: a light, a diet e a zero. Na realidade, nenhuma delas contém açúcar e apresentam pouquíssimas ou nenhumas calorias. Sendo assim, se você for diabético, pode consumir quaisquer dessas versões sem problemas.

Entretanto, mesmo com todas essas dicas, é sempre importante consultar o seu médico para saber quais são realmente os alimentos mais recomendados para o seu caso, seja para a perda de peso ou para evitar ou não piorar alguma doença.

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Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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