Alimentos Integrais

Os alimentos integrais causam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal e, por isso, são ótimos para emagrecer.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Os produtos integrais dominam cada vez mais as prateleiras dos supermercados. Isso se deve a cada vez maior conscientização da população quanto aos benefícios gerados por esses alimentos que, ao contrário dos refinados, não passam pela refinação, mantendo os seus nutrientes como as vitaminas, as fibras e os minerais. Sendo assim, conheça melhor os alimentos integrais para adicioná-los em sua alimentação.

Alimentos Integrais Emagrecem?

Como eles contêm grande quantidade de fibras, nutrientes que absorvem a água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade rapidamente. Com isso, você sente menos fome e, consequentemente, emagrece.

Além disso, para quebrar a fibra é necessário mastigá-la mais vezes, o que facilita a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes. Esse elemento ainda promove o aumento do bolo fecal, o que, além de limpar o organismo, faz você perder alguns quilos extras.

Benefícios

Além de promover o emagrecimento, os alimentos integrais certamente oferecem outros benefícios para a sua saúde. Como as fibras limpam o organismo, retirando a gordura, os açúcares e as toxinas, esses produtos abaixam os níveis de LDL, também conhecido como colesterol ruim, o que previne doenças cardiovasculares.

Alimentos Integrais: Macarrão, pão e cereais

Alimentos Integrais: Macarrão, pão e cereais

Os níveis de açúcar também são equilibrados, pois a liberação da glicose se torna mais lenta e constante, beneficiando especialmente os diabéticos.

Estudos comprovam que o consumo diário de 30 gramas de fibras pode diminuir bastante a incidência de doenças como a hemorróida, o diabetes, o câncer de cólon do útero, a diverticulose, a hérnia de hiato e a cardiopatia.

Entretanto, como os produtos integrais absorvem bastante água, é necessária a ingestão de bastante água, ou poderá haver problemas de prisão de ventre.

Quantidades Ideais de Alimentos Integrais

Muitas pessoas confundem alimentos integrais com alimentos light. Contudo, são completamente diferentes. Os integrais possuem a mesma quantidade de calorias que os refinados, sendo que alguns até possuem mais. A principal diferença está nos níveis de vitaminas e fibras que podem ser encontrados neles.

Sendo assim, não exagere neles, ou os efeitos poderão ser opostos aos desejados, ou seja, ao invés de emagrecer, você engordará.

Arroz Integral com Camarão

Arroz Integral com Camarão

Principais Alimentos Integrais

  • Arroz Integral: mantém a casca, o germe, a película e o endosperma e, por isso, continua com as suas vitaminas e minerais. Isso gera o aumento da saciedade, pois ele demora mais para ser ingerido, além de nutrir melhor o organismo.
  • Farinha de Trigo Integral: ela é produzida através da moagem do trigo e pode ser utilizada em várias receitas de pães, biscoitos, bolos, massas, tortas, cremes entre outros.
  • Cereais Matinais: podem ser consumidos no café da manhã e, geralmente, são compostos de vários tipos de cereais e também por frutas secas.
  • Açúcar Mascavo: esse açúcar não foi processado industrialmente com produtos químicos para ficar branco, sendo diretamente retirado da cana-de-açúcar. Sendo assim, conserva as vitaminas e sais minerais desse vegetal.
  • Sal-Marinho: a partir da desidratação da água do mar, pode-se obter esse sal, que recebe o acréscimo do iodo após ser moído.

Sem Atividade Física, não Adianta

Entretanto, se o seu intuito é emagrecer com os alimentos integrais, não se esqueça de praticar atividades físicas regulares para ficar com a pele rígida e os músculos fortes.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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