Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que, industrializados ou não, previnem doenças e mantêm a boa saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Com a modernidade, o homem ganhou muito conforto com a invenção de máquinas e alimentos industrializados que ficam prontos em questão de segundos. Por outro lado, ficou mais sedentário e estressado por causa da correria do dia-a-dia. Isso fez com que doenças que eram raras antigamente se tornassem cada vez mais comuns como as doenças cardiovasculares, o diabetes e os cânceres. Pensando nisso, cientistas encontraram um meio de prevenir algumas doenças através da alimentação humana, que ficou conhecida como alimentos funcionais.

O que São Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que possuem alguma função na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. São alimentos ou ingredientes  industrializados normalmente, mas enriquecidos com aditivos alimentares como minerais dietéticos, vitaminas, ômega 3, carboidratos e fibras. Portanto, eles nutrem e ainda provêm o bem-estar humano.

Alimentos Funcionais: Alho e Cebola

Os principais nutrientes acrescidos aos alimentos processados são:

  • Probióticos: bactérias que não permitem que bactérias prejudiciais ao organismo proliferem, estimulando o crescimento de células de defesa e ainda ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
  • Prebióticos: fornecem alimento para a flora intestinal, o que faz o intestino funcionar adequadamente.
  • Fibras: por aumentarem o bolo fecal, facilitam o trânsito no intestino.
  • Fitoesteróis: colaboram para a menor absorção de gordura pelo organismo, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Contudo, não vá comprando todos os produtos que disserem serem funcionais, pois é necessário um selo da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que sejam comprovadamente eficazes. Além disso, eles devem ser seguros para o consumo sem a supervisão médica. Sendo assim, não são necessárias receitas médicas para a sua ingestão.

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos, como também são chamados, surgiram através de um processo histórico em que os governos mundiais perceberam que estavam gastando muito dinheiro com o tratamentos de doenças e por conta do avanço dos estudos que evidenciavam a relação alimentação – saúde ou doença. Desse modo, sabendo do interesse das indústrias, propuseram-lhes a inclusão de nutrientes e vitaminas nos alimentos para que algumas doenças forem prevenidas.

Entretanto, os alimentos funcionais não devem substituir a nutrição natural, mas apenas servirem como complemento da dieta diária, que deve ser, além disso, saudável e balanceada. Afinal, não adianta um indivíduo se alimentar apenas de gorduras insaturadas e depois comer pães fibrosos para tentar limpar as artérias. E mais: os exercícios físicos nunca devem ser descartados de sua rotina, pois eles são responsáveis pela boa forma e pela sua saúde integral.

Lista de Alimentos Funcionais

Além dos alimentos funcionais industrializados, também existem os naturais. Conheça alguns deles para iniciar a sua dieta para a boa saúde:

Alimentos Funcionais: Azeite

  1. Alho e Cebola: além de serem temperos imprescindíveis, são ricos em substâncias como a o enxofre, o sulfato dialil e a alicina, que previnem o aparecimento de tumores no estômago e no intestino, além de prevenirem doenças cardiovasculares e o aumento da pressão arterial.
  2. Azeite: ótimo para temperar saladas, esse óleo tem o poder de diminuir o colesterol ruim (LDL) e de aumentar o bom (HDL).
  3. Brócolis: esse delicioso legume tem substâncias que atuam como antioxidantes que previnem o surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de bexiga, além de afastar a degeneração macular.
  4. Iogurtes e Leite Fermentado: são ricos em probióticos provenientes de bactérias vivas. Assim, ajuda a melhorar o trânsito intestinal.
  5. Maçã: essa fruta suculenta é excelente porque possui quercetina, importante antioxidante que atua na prevenção de doenças cardiovasculares e diminui a incidência de cáries.

Confira esta entrevista com o Lair Ribeiro sobre os benefícios dos alimentos funcionais:

Esses são alguns dos alimentos funcionais naturais. Por isso, inclua-os em sua dieta para não sofrer de doenças relacionadas à má alimentação.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios