Alimentos Antioxidantes

Uma dieta rica em alimentos antioxidantes previne o aparecimento de várias doenças e ainda ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Os radicais livres são moléculas que possuem átomos desemparelhados que reagem facilmente com os de outras células, causando-lhes danos. Com isso, surgem doenças como cardiopatias, cânceres e o envelhecimento precoce. E só uma maneira de combatê-los: com os antioxidantes, que podem ser adquiridos através da alimentação. Sendo assim, saiba quais são os alimentos antioxidantes e inclua-os imediatamente em sua dieta.

Peixes

Peixes como o salmão, o atum, o arenque e a sardinha são riquíssimos em ômega 3, uma gordura boa que pertence ao grupo dos antioxidantes. Portanto, ajudam a prevenir doenças cardíacas, cânceres e o envelhecimento dos tecidos da pele. Além disso, combatem o aparecimento da osteoporose.

Cacau

Essa é uma ótima notícia, principalmente para quem não consegue ficar longe do delicioso chocolate. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes, o cacau contribui para a boa saúde do coração e da circulação sanguínea. Entretanto, não abuse da sua ingestão e prefira sempre os chocolates amargos.

Alimentos e Bebidas Antioxidantes

Aveia

A betaglucona encontrada na aveia tem a função antioxidante e melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção de gordura pelo intestino. Por conter silício, também auxilia na boa estruturação da pele, livrando-a das celulites, mesmo porque “varre” as toxinas do organismo.

Chá Verde

As catequinas liberadas na infusão da planta Camellia sinensis têm grande ação antioxidante. Por isso, o chá verde evita que células sejam danificadas pelos radicais livres a fim de provocarem o crescimento de tumores. Ele ainda é um ótimo diurético, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas do organismo.

Azeite de Oliva

Além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva é um poderoso antioxidante e antiinflamatório. Com isso, previne doenças cardíacas e cânceres, principalmente se for o extra virgem com taxa de acidez abaixo de 1%. Para tanto, é necessário ingerir 2 colheres de sopa dele cru por dia.

Alimentos Antioxidantes

Oleaginosas

As oleaginosas como a castanha-do-Pará, a avelã, a noz, a amêndoa entre outras, são ótimas fontes de gorduras insaturadas, minerais e vitaminas. Por isso, previnem doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce e o câncer.

Linhaça

A linhaça é riquíssima em um antiinflamatório natural, o ômega 3. Sendo assim, além de ajuda na regulação dos hormônios, previne o aparecimento de doenças do coração, do envelhecimento precoce e de cânceres. Como possui alto teor de fibras, também melhora o funcionamento do intestino e livra o organismo de toxinas.

Tomate

Por ser fonte de licopeno, antioxidante pertencente à família dos antioxidantes da vitamina A, o tomate é conhecido por atuar contra o desenvolvimento de cânceres da próstata, do estômago e do pulmão.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como o morango, a goiaba e as uvas vermelhas e roxas são ricas em protoantocianidina, responsáveis pelo fortalecimento dos vasos linfáticos e sanguíneos. Assim, o tônus das veias fica mais forte, o que favorece a microcirculação.

Cenoura

O pigmento natural chamado betacaroteno é largamente encontrado na cenoura e ele é também conhecido como pró-vitamina A. Portanto, é importante para retardar o envelhecimento precoce e para a saúde da visão. Desse modo, ingira sempre uma cenoura para que a sua pele fique cada vez mais bonita, macia e tonificada.

101 Alimentos Antienvelhecimento

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Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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