Álcool Engorda?

Além de engordar, o álcool traz diversos males à saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Sabe aquela cervejinha inocente no happy hour com os amigos ou no churrasco com os familiares? Pois é, se o seu objetivo é perder peso, saiba que ela pode ser a responsável por você não conseguir eliminar calorias. Além disso, ele pode trazer vários malefícios à sua saúde. Portanto, conheça os motivos por que o álcool engorda nesse artigo.

Beber Álcool Engorda?

Certamente sim. Isso porque o álcool é conhecido como um “macronutriente”, ou seja, ele fornece energia ao organismo. Ele interfere no metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo o use na obtenção de energia para as atividades quotidianas ao invés de retirá-la das refeições, pois demora em média 8 horas para ser eliminado. Assim, os outros nutrientes e substâncias ingeridas acabam por se transformar em gordura, quando poderiam ser fontes de energia. Com isso, o organismo deixa de eliminar até 70% menos de gordura.

Álcool Engorda?

E já percebeu que, quando bebemos, sentimos mais fome? Isso é causado devido à irritação no estômago gerado pelo álcool. Então, para amenizar esse problema, o organismo manda o sinal de que está faminto para o cérebro. Sem contar que, nessas horas, sempre optamos por petiscos gordurosos e calóricos como as famosas batatas fritas, bacons, mandiocas fritas, salgadinhos ou carnes fritas, não é mesmo?

Inchaço do Dia Seguinte

Se você está lendo este artigo é porque já ganhou 2 ou 3 quilos em uma noite por causa da bebida correto? Nosso organismo tende a reter líquidos principalmente quando não bebemos água todos os dias corretamente. No artigo sobre retenção de líquidos explicamos melhor o processo. Solução? Diuréticos. Existem diuréticos naturais também então procure por diuréticos em cápsulas de chá de hibisco que o efeito será mais rápido!

Qual a Bebida que Contém Mais Calorias?

O álcool possui aproximadamente 7 calorias por grama, mas existem bebidas que contém mais ou menos calorias, dependendo da mistura com que são confeccionadas. Sendo assim, segue uma lista de bebidas e calorias abaixo:

  • Batidas: 50 ml contêm 251 kcal.
  • Uísque: 1 dose de 100 ml contêm 240 kcal.
  • Cachaça: 50 ml contêm 231 kcal.
  • Vinho Branco Doce: 1 taça de 110 ml contém 142 kcal.
  • Meia de Seda: 1 copo de 240 ml contém 140 kcal.
  • Vinho Moscatel: 1 taça de 110 ml contém 137 kcal.
  • Conhaque: 1 dose de 50 ml contém 125 kcal.
  • Daiquiri: 50 ml contêm 116 kcal.
  • Rum: 50 ml contêm 110 kcal.
  • Cerveja: 240 ml contêm 101 kcal.
  • Champanhe: 1 taça contém 85 kcal.
  • Vodca: 30 ml contêm 72 kcal.

Vale adicionar que essas calorias são conhecidas como “vazias”, visto que não contêm nenhum nutriente favorável ao organismo.

Malefícios Causados pelo Álcool à Saúde

Além de contribuir para o ganho de peso, o álcool, principalmente se ingerido em excesso, pode trazer diversos malefícios à saúde. Alterações no funcionamento do organismo começam a aparecer apenas 5 minutos após a sua ingestão, que são registradas como sonolência, irritabilidade, agressividade, desequilíbrio e falta de memória. Em casos mais graves, pode ocorrer a convulsão, o coma e até a morte.

Pare de Beber para Emagrecer

Algumas doenças também podem ser causadas pelo álcool. São elas a cirrose, o câncer do sistema digestivo, a pancreatite alcoólica, a atrofia do cérebro, a impotência sexual, a síndrome da abstinência fetal (quando o bebê nasce dependente do álcool) e a esterilidade.

E para piorar, o uso abusivo do álcool leva a desestabilização emocional, que pode causar problemas familiares, no trabalho e entre os amigos, pois o dependente torna-se egoísta e desequilibrado.

Um Pouco Não Faz Mal

No entanto, apesar de todos esses malefícios, nada impede que você beba alguns goles de álcool de vez em quando, principalmente em celebrações e comemorações. Por isso, é preciso saber quando e quanto consumir o álcool.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.