Açafrão da Terra – Tudo Sobre

Além de ser um tempero indispensável na cozinha, o açafrão faz bem para a saúde e ajuda a enxugar a gordurinha.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Hoje o assunto é sobre essa planta maravilhosa para nossa saúde. Assim como o gengibre, o açafrão da terra também é uma raiz da mesma família, das Zingiberáceas, sendo originária da Ásia, Índia e Indonésia e utilizada na culinária e medicina há muitos séculos. Tem vários outros nomes regionais, como gengibre amarelo, cúrcuma, açafrão, e gengibre da Índia. Pode ser usada fresca ou desidratada, inteira ou ralada em pó, que quando adicionada aos alimentos, transfere-lhes sua cor amarelada, sabor e aroma característicos. Sendo usado muitas vezes como condimento e ao mesmo tempo, medicamento natural contra alguns males. Agora, saiba tudo sobre o açafrão da terra:

acafrao-da-terra-tudo-sobre

Na Cozinha

Na culinária, é muito utilizado como corante e condimento, usado para dar uma cor amarelada em laticínios, molhos, sopas, ensopados, massas, molhos e carnes. Utiliza-se muito na indústria alimentícia, como na produção da mostarda amarela. Suas propriedades realçam o sabor desses molhos, e ainda tem efeito conservante, inibe a proliferação de bactérias graças a sua leve ardência. É também utilizado na mistura de ervas, condimentos e corantes que compõem o famoso Curry, que cai muito bem em ensopados que levam carnes de aves com legumes, especialmente para os dias frios, pois um de seus benefícios medicinais é elevar a temperatura corporal. Geralmente as hortaliças e condimentos orientais têm esse condão termogênico. Além disso, assim como o gengibre é um excelente abridor de apetite.

Benefícios Para a Saúde

Essa planta se destaca também por suas propriedades medicinais. Estudos sugerem que o açafrão da terra é eficaz no tratamento e especialmente na prevenção do mal de Alzheimer, porque suas ações anti-inflamatória e antioxidante, ações estas que são capazes de retirar pequenas placas no cérebro, placas comuns nos portadores dessa doença degenerativa. Além disso, quando associado à Vitamina D, produzida naturalmente pelo corpo quando exposto à luz solar, sua ação no organismo resulta na produção da Vitamina D, uma forte aliada na prevenção de muitas doenças.
Ainda dentro da esfera medicinal, são estudadas ainda suas capacidades contra vários tipos de câncer, doenças cardíacas e circulatórias devido suas ações desintoxicantes, que podem até destruir acúmulos de gordura no sangue, como o mal colesterol que obstrui as artérias. É eficaz nos casos de inflação de garganta, coriza, má digestão e problemas do fígado e ainda pode ser usado para auxiliar a cicatrização de feridas, bem como esteriliza-las.

Açafrão Emagrece?

É ainda utilizado nas dietas alimentares porque acelera o metabolismo. Associá-lo a uma dieta balanceada como substituto de condimentos industrializados que costumam levar altas cargas de sódio é uma ótima escolha, porém, cuidado, não abuse na quantia porque tem ação estimulante de apetite. Razão essa que é utilizado para tratamento de enfermos e idosos. Acaba sendo uma via de mão dupla.

Outros Usos do Açafrão

Eis mais uma planta que não pode faltar em sua casa, vez ou outra é importante utilizá-la como tempero do almoço de domingo porque vai trazer muitos benefícios para nossa saúde, tanto é verdade que é usada há mais de 3500 anos, como remédio, condimento, ornamento porque as flores que a cúrcuma produz são muito belas. São até utilizada em rituais religiosos de muitas culturas ao redor do mundo como uma maneira de agradecer as entidades espirituais pelos seus benefícios á saúde humana.







Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.