3 Lanches da Tarde Com Poucas Calorias

É essencial que você faça um lanche da tarde saudável e cheio de nutrientes para ter uma vida mais saudável e, consequentemente, emagrecer.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

O lanche da tarde é uma refeição importantíssima para o equilíbrio do metabolismo, pois quanto mais tempo ficamos sem comer, passamos automaticamente a estocar gorduras, já que o corpo entende que está em situação de falta de alimento e por isso, retém energia em forma de gordura, o que forma a temível camada adiposa. Assim, é bom ter um variado cardápio para que o trabalho não seja perdido, por enjoar dos mesmos alimentos.

Verá que é muito fácil diversificar os alimentos, e assim evitar a compulsão por comida, controlando o apetite até a próxima refeição. O importante é sempre compor o café da tarde com:

  • Um pouco de carboidrato para ter energia. Pode ser em forma de torradas, pães integrais ou frutas;
  • Uma pequena quantia de proteína, que você encontra no queijo, no peito de peru e nos iogurtes.
  • E por fim, um pouco de gorduras boas, que você vai encontrar nas oleaginosas.

Esses alimentos são muito nutritivos e evitam as altas da glicemia (açúcar), também conhecidos como “picos glicêmicos”, que retardam o processo de emagrecimento. Confira abaixo uma lista de lanches saudáveis compostos por poucas calorias. Seria bom colocá-los na sua dieta! Que tal?

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Cenourinhas Com Molho de Iogurte

Cuidado para não exagerar na quantidade de molho para não deixar o prato gordo. Essa é a recomendação da totalidade dos nutricionistas, que garantem que as cenouras possuem carotenoides e antioxidantes, que auxiliam na boa manutenção da umidade da pele, combatem o envelhecimento precoce e a formação de radicais livres.

Calorias:

  • 8 mini cenouras têm 25 quilocalorias
  • 110 gramas do molho, aproximadamente 75 quilocalorias.

Lanche de Pão Árabe Com Ricota Temperada

O lanchinho com meio pão árabe (ou sírio integral, a depender da região) e uma fatia de ricota tem menos de 100 quilocalorias. E o lado bom de tudo é que não se resume nisso: esse lanche é composto de muitas fibras, carboidratos e proteínas. Além de prover muita energia, os carboidratos integrais têm baixo índice de açúcares (glicêmico) e, por isso, proporcionam mais saciedade, explicam os nutricionistas. Para temperar a ricota, adicione uma colher de chá de azeite de oliva, orégano ou outra erva aromática (que fazem muito bem à saúde, como a hortelã, por exemplo, e fica muito bom), e um pouco de sal. Amasse bem todos esses ingredientes e passe no meio do pão.

Calorias:

  • 1 pão árabe ou pita com 13cm de diâmetro tem cerca de 120 calorias
  • 50g de ricotta tem cerca de 80 calorias + 1 colher de chá de azeite tem 40 cals

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Iogurte Desnatado Com Mel e Aveia

Um frasco pequeno (copinho) de iogurte desnatado com apenas uma colher de sopa de mel tem algo em torno de 100 quilocalorias. O iogurte é muito rico em cálcio e excelente para a saúde dos ossos. Com a adição do mel, vira uma bomba de vitaminas que proporcionam resistência a doenças, e as fibras da aveia em flocos são importantes porque vão proporcionar a saciedade e, além disso, são ricas em propriedades antioxidantes e ajudam a reduzir o colesterol. O iogurte é um ótimo probiótico que ajuda na formação e na manutenção da flora e do funcionamento intestinal. O mel, por sua vez, dá energia e fortalece o sistema imunológico.

Calorias:

  • Iogurte natural ou grego = 100 cals
  • 1 colher de sopa de mel = 64 cals

Você sempre poderá variar, vá experimentando um pouco por dia, e se sobrar ingredientes, mantenha-os refrigerados, principalmente iogurtes, pois podem azedar. Ideal é que após abertos, mantenha-os refrigerados e consumi-los até o fim do dia seguinte.

Veja mais algumas ideias!

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






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