10 Maneiras Para Parar de Comer Açúcar

Por mais difícil que seja evitar os deliciosos doces, siga as nossas dicas para burlar essa vontade incontrolável.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Sempre que começamos alguma dieta ou rotina de exercícios aeróbicos com mais intensidade, nos deparamos com a famosa sensação de fome ou até vontade de consumirmos mais doces. Isso ocorre porque diminuímos a concentração glicêmica, e o açúcar é carboidrato puro, e assim que o corpo percebe a diminuição, é comum sentirmos uma vontade intensa de comermos alimentos bem açucarados como doces e o maior vilão da dieta que é o refrigerante. Diante desse impasse alimentar, dentre os vários que ocorrem naturalmente conosco quando começamos algum regime ou reeducação alimentar, é que vamos passar algumas dicas para burlar a tentação pelo açúcar.

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1.Substitua o Açúcar Refinado

Comece em casa trocando todo açúcar refinado por açúcares menos glicêmicos, como o de coco, demerara, mascavo, mel, e algumas vezes, opte por adoçantes e alguns doces adoçados com stévia que já estão disponíveis no mercado. O ideal é reduzir o açúcar sem cortá-lo e substituí-lo de vez por adoçantes com base em sacarina, esse tipo não é muito bom para a saúde.

2. Chocolate Amargo

Quando bater aquela vontade louca de comer um docinho, opte por um pedacinho de chocolate amargo, ou bem amargo. O chocolate com pouco açúcar é um bom alimento termogênico e bem nutritivo. Substitua aquelas famosas bombas de padarias por chocolate amargo.

3. Balas e Chicletes Sem Açúcar

Tenha sempre na bolsa ou nos bolsos balas e chicletes sem açúcar. Só o fato de consumir esses produtos já é possível burlar a vontade de comermos doces, pois já libera a serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer.

4. Triptofano

Consuma alimentos com triptofano, como aveia, canela, banana, castanhas do Pará, castanhas em geral, maçã. Essa substância acalma a ansiedade por estimular a produção de serotonina, proporcionando bem estar.

5. Atividades Físicas

Faça exercícios. Se mexer é uma atitude muito bem vinda quando a ansiedade bate e nos faz correr atrás de prazeres como comer doces, e a depressão de saber que engordou. Deixe o docinho para o final do domingo, ou para a cada 15 dias.

6. O Que os Olhos Não Vêem, o Coração Não Sente

Não olhe para os doces. Se está na rua e você é uma pessoa com “olhos voltados” para as guloseimas, mude o olhar para o outro lado. Parece piada, mas não. Só o fato de procurar outra coisa para se distrair, em pouco tempo você deixa de pensar nos doces e focar na dieta.

7. Café da Manhã

Tome um bom café da manhã. Rico em fibras e carboidratos de baixa glicemia. Café da manhã fraco faz sentirmos muito mais fome nas refeições posteriores, e por isso a dieta “vai para o espaço”.

8. Coma de 3 em 3 Horas

Alimente-se à cada 3 horas para reforçar a dica anterior, coma frutas entre as principais refeições, durante os famosos lanche da manhã e tarde. Se não tem esse hábito, passa a adotá-lo.

9. Sem Estresse

Combata o estresse. Tenha fonte de prazer como exercícios e sexo! Previna-se, tome os devidos cuidados. Gente feliz não arruína o mundo e os demais. Sexo é bom para queimar aquelas calorias excedentes e toxinas, guarde isso no coração, nosso eterno companheiro de absurdos e não conte a ninguém, só pro seu coração.

10. Só Sinta o Sabor

Se a tentação pelo doce for muito intensa, coma a menor quantidade possível e continue a luta observando todas essas dicas constantemente, senão, quando menos espera, já detonou sua dieta. Terá que começar do zero. Então seja prudente e vigilante em tudo.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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