10 Dicas para Controlar a Fome

Ao mudar alguns hábitos comportamentais e alimentares, você consegue acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, perder peso mais rápido.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

O assunto saúde é muito sério, todos sabemos que a questão de diminuição de peso não é mera vaidade, mas sim saúde, para evitar doenças decorrentes do excesso de peso a fim de buscar uma boa qualidade de vida. É sabido de muitos que perder peso não é tarefa fácil, pois envolve também um controle sobre nossa ansiedade. A correria cotidiana nos faz tomarmos nossas refeições cada vez mais rápidas, quando acabamos recorrendo a redes de fast food, com alimentos ricos em carboidratos, açúcar, sal, enfim, tudo em demasia. Esses alimentos nos fazem sentir fome novamente muito rápido. E preenchemos o tempo economizado se alimentando nesses fast foods com nossos afazeres e quase nunca temos tempo para cuidar da nossa saúde. É muito comum pularmos a café da manhã, almoçarmos pouco e errado, e isso fará com que a fome fique incontrolável, e com certeza, até a próxima refeição, vamos beliscar todo tipo de guloseima e isso nos fará engordar em demasia. Aí um belo dia resolvemos fazer dieta e optamos por dietas malucas e restritivas que não são indicadas para quem já está acima do peso há muito tempo. E o resultado é sempre o “efeito sanfona”, que além de não combater a hipertensão, diabetes, mau colesterol alto, e demais problemas causados pela obesidade, deixa o corpo todo cheio de estrias. Por isso é importante seguir essas dicas:

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Não Faça Dietas Restritivas

Dietas restritivas como a do Dr. Atkins, cetogênica, ou outra similar. Elas realmente funcionam, mas são indicada para quem já está em forma, já está malhado(a), sarado(a) mas que por um descuido, bebeu, comeu demais uns dias e precisa voltar ao peso anterior rapidamente. Ou porque é atleta de ponta, ou vive da imagem do corpo, como modelos, fisioculturistas, treinadores, vedetes, etc. Se você está gordinho(a) há muito tempo, essas dietas não lhe farão bem, vai engordar de novo, seu caso é de reeducação alimentar.

Não Pule Refeições.

Estabeleça horários de refeição de 3 em 3 horas. Se não gosta de integrais, não precisa substituir seu carboidrato simples de farinhas brancas logo de início. Apenas estabeleça horários corretos para alimentação sem pular uma sequer. Depois de habituado(a) a comer nos horários corretos, comece a substituir a farinha branca pela integral. Vá substituindo aos poucos. Não tenha pressa.

Invista em Alguma Atividade Física

Isso vai ter de fazer parte do seu dia a dia. Se informe com algum profissional ou em casa pela internet para exercícios leves que não demandam grandes esforços, evite se contundir.

Tenha Todas as Refeições Balanceadas

Tendo todos os grupos de alimentos daquele famoso triângulo dos alimentos que aprendemos na escola. Oriente-se por ele.

Introduza Alimentos Termogênicos

Eles aceleram o metabolismo, como chá verde, café sem açúcar, gengibre, pimentas etc. Esses alimentos fazem o corpo queimar mais calorias.

Aumente Seu Consumo de Fibras.

Elas fazem volume e limpam o intestino. Preenchem bem o espaço do estômago e proporcionam saciedade por mais tempo.

Diminua o Estresse.

Mude alguns hábitos, frequente lugares diferentes do que de costume onde aumentamos nossa tensão. Procure exercícios ao ar livre vez ou outra. Mude um pouco sua rotina até mesmo do fim de semana. Estressados geralmente são acima do peso.

Use Medicamentos Somente se Necessário.

A obesidade é uma doença que pode ser desencadeada por muitos fatores. Se seu médico diagnosticar e determinar um medicamento, tudo bem, só tome o recomendado quando o for.

Reduza Bem o Consumo de Açúcares e Gorduras.

Segundo a Associação de Neurociências do Canadá, há pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os.

Hidrate-se bem.

Pelo menos 2 litros de água por dia. Além de frutas.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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