10 Alimentos para Prisão de Ventre

Confira 10 Alimentos para Evitar a Prisão de Ventre

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

A prisão de ventre, também conhecida popularmente como intestino preso, gera muito desconforto, inchaço, gases e mal-estar. Portanto, quem sofre desse distúrbio, tenta de tudo para acabar com ele de forma rápida e duradoura. E uma delas é a alimentação correta, que faz com que o intestino funcione melhor, eliminando todas as toxinas com eficácia. Sendo assim, saiba quais são os alimentos para prisão de ventre.

Como Saber se Estou com Prisão de Ventre

Constipação e obstipação são os nomes científicos da prisão de ventre e o seu sintoma principal é a falta de evacuação ou a dificuldade em fazê-la eficazmente. Por isso, se você evacua no máximo 2 vezes por semana, pode sofrer desse distúrbio. E quando isso ocorre, as fezes geralmente estão pouco volumosas, ressecadas e duras, deixando a sensação de que ainda resta algo a ser eliminado do intestino.

Alimentos para Acabar com a Prisão de Ventre: Aveia

Alimentos para Acabar com a Prisão de Ventre: Aveia

Com isso, a pessoa sente-se inchada, desconfortável, com gases, mal-estar e distensão.

Quais São os Alimentos que Melhoram a Prisão de Ventre

A boa alimentação é essencial para que o organismo seja limpo. Para tanto, os alimentos ricos em fibras são os mais indicados, pois esse macronutriente “varre” as toxinas e gorduras dos órgãos, fazendo com que sejam plenamente eliminados através das fezes. Como não são facilmente digeridas, ajudam também a limpar as paredes do intestino, evitando, assim, a aparição de doenças graves como o câncer do intestino.

Portanto, veja abaixo uma lista de alimentos para prisão de ventre e inclua-os a partir de agora em sua dieta:

Ameixa para Prisão de Ventre

Ameixa para Prisão de Ventre

10 Alimentos para Evitar a Prisão de Ventre

  • Laranja com bagaço: é no bagaço da laranja que se encontra a maior quantidade de fibras. Por isso, não basta apenas beber o suco da fruta.
  • Abacaxi: essa fruta contém uma substância denominada bromelina, que estimula os movimentos peristálticos do intestino. São eles os responsáveis por empurrarem as fezes para fora do corpo.
  • Ameixa-Preta: a presença do sorbitol transforma essa fruta em um ótimo laxativo, mesmo sendo consumida em calda ou seca.
  • Cereais Integrais: são eles o arroz integral, as massas integrais, o milho, a aveia e o pão integral. Por conterem grandes quantidades de fibras, ajudam a melhorar a atividade intestinal.
  • Farelo de Trigo: o trigo contém fibras que amolecem e aumentam o volume fecal, tornando-o mais fácil de ser eliminado.
  • Iogurte: os lactobacilos, microorganismos importantes na recuperação da flora intestinal, são encontrados em bastante quantidade no iogurte.
  • Maçã com Casca: essa é uma fruta completa, porque contém tanto fibras solúveis, que aumentam a massa fecal, amolecendo-a, quando em contato com água e fibras insolúveis, que não são dissolvidas nem absorvidas pelo organismo, porém, auxiliam os movimentos peristálticos.
  • Mamão Papaia: seu efeito laxativo é muito conhecido pela crença popular. Isso acontece por causa da presença da papaína, que facilita a eliminação de fezes.
  • Pipoca: deliciosa e cheia de fibras, é responsável pelo bom funcionamento do intestino.
  • Vegetais: são obrigatórios no cardápio de qualquer pessoa que sofra de prisão de ventre, pois são riquíssimos em fibras.

Incluindo esses alimentos em sua dieta, em apenas 2 dias você conseguirá sentir uma diferença no seu abdômen. Entretanto, só farão efeito quando ingeridos com muita água (no mínimo, 2 litros diários), ou senão, o efeito será contrário, pois as fezes ficarão ainda mais ressecadas e duras.

Curtiram? E você, quais alimentos consome para evitar a prisão de ventre?

Experimente Hoje


2 comentários

  1. janiele da silva dos santos (19/02/2014)

    Que bom que existe esses tipos de conteúdo, e de grande ajuda para as pessoas que estão dessa forma!!!Brigada pela informação e de grande ajuda

  2. iraci de lima (16/06/2014)

    tava lendo essa materia e fique intrigada, sofro com gazes tenho colicas horriveis, mais meu intestino fuciona bem as vezes vou ao banheiro ate 4 vezes por dia, alguem poderia me explicar por que isso aconteçe?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.